Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Confira números Juazeiro

28 de Apr / 2024 às 17h00 | Eleições

Mais de 1,6 milhão de  títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram obtidos pela REDEGN através do pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. 

Por este motivo o  presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo, destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços.

 “Estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”. 

Em março deste ano a REDEGN apurou que Juazeiro Bahia tem 23.471 títulos de eleitores cancelados. (Veja Aqui)

O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

Plantões de Atendimento-O presidente também falou sobre as ações do TRE-BA para o fechamento do cadastro, entre elas, o plantão de atendimento no dia 1º de maio  (feriado); e 4 e 5/5 (sábado e domingo) em todo o estado.

O atendimento será oferecido das 8h às 14 horas. A decisão foi estabelecida na Portaria nº 322, de 2 de abril de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). “O TRE da Bahia tem o compromisso de buscar ferramentas para atender o eleitor e possibilitar um acesso de forma cômoda e célere aos nossos serviços", pontuou Abelardo Paulo da Matta Neto. 

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado em decorrência dos preparativos para as Eleições Municipais, que acontecerão em 6 de outubro.

redação redegn Foto Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.