Presente na maioria do território baiano, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, conhecido por sua vegetação adaptada às condições semiáridas, com flora e fauna únicas.
Tendo em vista a sua relevância ambiental, seu dia é celebrado anualmente em todo o país, no dia 28 de abril. Vale destacar, nesta data especial, as ações ambientais que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam ao longo do ano para preservar e promover o desenvolvimento sustentável dessa região tão emblemática.
Por meio de parcerias estratégicas e convênios com instituições federais, os órgãos de planejamento e proteção ambiental da Bahia desenvolvem programas e ações que visam a recuperação de áreas degradadas, a proteção de bacias hidrográficas e o combate aos efeitos da desertificação e da seca. Nessa perspectiva, foi firmado, na última segunda-feira (22), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), um acordo de cooperação desenvolvido pelo Consórcio Nordeste em parceria com a Sema, que prevê a captação de investimentos para promover a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma. O anúncio foi feito durante o seminário "Recaatingar: estratégias de proteção ambiental e inclusão produtiva", em Recife (PE).
Atuando na linha de frente da Câmara Temática do Consórcio Nordeste, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, explica que o Fundo surgiu da união e compreensão da importância da Caatinga como um ambiente brasileiro com alma nordestina, moradia de diversas culturas e um celeiro de energias renováveis. "A proposta, apresentada anteriormente durante a COP28 [Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas], visa não apenas proteger e reconhecer esse espaço, mas também promover o recaatingamento, a preservação ambiental e a compensação pelos serviços ecossistêmicos prestados", afirma Eduardo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.