A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), garantiu a participação de cerca de 200 servidores da rede municipal de ensino no II Simpósio sobre Autismo do Vale do São Francisco, iniciado nesta sexta-feira (19).
O evento tem como objetivo promover a conscientização e o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e contribuir com a capacitação de profissionais e familiares para uma abordagem inclusiva e empática, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA.
Com o tema "Uma abordagem interdisciplinar", o Simpósio, que é realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de Juazeiro até este sábado (19), é realizado pela médica otorrinolaringologista, Karine Lustosa, e pela mestre em Educação, Luciana Souza, duas mães atípicas, com apoio da Prefeitura de Juazeiro e de outras instituições da região. "Nós temos, em Juazeiro, um compromisso com a educação de qualidade e isso passa pela formação dos professores. Com um número crescente de crianças neuroatípicas em nossa rede, é de extrema importância o nosso apoio e participação em eventos como esse para garantir a inclusão e um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos estudantes", frisou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, sobre a participação dos servidores no evento.
A Prefeitura de Juazeiro está presente no Simpósio com professores e auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a equipe do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusivo (Napsi) e do Espaço Humanizar, com os professores de salas comuns, formadores da Seduc, coordenadores pedagógicos e gestores. "Ao reunir todos esses profissionais, a gestão Suzana Ramos demonstra que está trabalhando, diuturnamente, para atender indistintamente todos os estudantes, a partir das suas singularidades, compreendendo cada pessoa a partir da sua forma de ser e para promover a conscientização de todos os profissionais. Esses dois dias serão muito importantes para esclarecer dúvidas e ajudar a rede municipal no que diz respeito ao atendimento dos estudantes com autismo", pontuou a coordenadora do Napsi, Jumária Monteiro.
Nos dois dias de evento, o Simpósio discute temas como as contribuições da otorrinolaringologia para identificação do autismo, vivências de mães atípicas, autismo e políticas públicas, a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, TEA e estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento do autista por meio da psicomotricidade, entre outros temas. Todo o Simpósio está sendo transmitido pela TV Escola Juazeiro, no YouTube (https://www.youtube.com/@SEDUCJuazeiroBA).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.