O Espaço Humanizar é um equipamento criado pela gestão Suzana Ramos, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), para, junto com o Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusivo (Napsi), fortalecer a educação inclusiva e de qualidade no município. Entre os serviços oferecidos pelo Espaço, está o trabalho das equipes multiprofissionais, que contribui para o ingresso, regresso e permanência do estudante em sala de aula.
Com assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e psicopedagogos, as equipes multiprofissionais estão divididas em quatro territórios, englobando toda a área do município e as 138 escolas da rede municipal. "O Espaço Humanizar nasceu para prestar apoio às escolas, no tocante às dificuldades no ensino-aprendizagem, na perspectiva de fazer uma educação inclusiva de qualidade. O que nós fazemos em cada território é oferecer suporte às escolas, contribuir para o fortalecimento da participação da família com vistas ao estabelecimento de vínculos, buscando ampliar a visão social de todos na escola e, numa visão intersetorial, contribuir para o acesso a direitos garantidos por lei", explica a assistente social, Sandra Mara Damásio, que compõe uma das equipes multiprofissionais do Humanizar.
Entre as ações desenvolvidas, estão ainda os atendimentos e acolhida aos estudantes e suas famílias e a Roda de Conversa Interdisciplinar (RCI), que acontece, pelo menos, duas vezes por mês em cada território. "Mensalmente, nós fazemos, pelo menos, dois eventos de RCI nas escolas e trabalhamos com temáticas provocadas pela própria escola ou levamos alguns temas definidos a partir da avaliação dos relatórios que as escolas nos enviam, como capacitismo, escuta ativa, comunicação colaborativa, métodos, práticas cotidianas e outros temas, buscando decodificar as expressões das questões sociais que identificamos como relevantes e necessários. Além disso, como um projeto mais específico da assistência social, desenvolvemos o 'Vínculo Família X Escola X Comunidade - Um Caminho em Construção', que traz como meta, favorecer a relação desses atores sociais", conta Sandra Mara.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nélia de Souza Costa, Fabiana da Silva Rocha, o trabalho da equipe do Espaço Humanizar, reforça o trabalho da escola. "As rodas de conversa propostas pela equipe do Humanizar, contribuem com o trabalho que a gente já desenvolve na escola. Então, a equipe chega à Emei e traz uma bagagem mais precisa dessa formação continuada, porque não deixa de ser um momento de formação. Nós pensamos, junto com o Humanizar, sobre os atendimentos às crianças com deficiência que temos aqui", avalia a coordenadora.
Além das visitas às escolas, os profissionais do Espaço Humanizar também realizam estudos de casos enviados pelas escolas, pesquisas diagnósticas para traçar o perfil das unidades escolares, oficinas, encontros, reuniões com as famílias dos estudantes e o atendimento individual à família e às crianças, entre outras atividades.
Acesso-O Espaço Humanizar é um equipamento referenciado pelas escolas da rede municipal de ensino. O acesso aos serviços é realizado através do envio do relatório que é construído pela escola, de forma compartilhada, reforçando o trabalho colaborativo entre os membros da comunidade escolar. No Humanizar, esse relatório é submetido ao estudo e análise da equipe, por território e, a partir de um olhar inclusivo, são tomadas as devidas intervenções, o que contribui para identificação precoce de aspectos que podem dificultar a aprendizagem do estudante. "O Humanizar atende os casos encaminhados pelas escolas como situações complexas, quando seus limites no atendimento já foram ultrapassados. O público-alvo são estudantes com deficiência, discalculia, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD), com intervenções pensadas a partir de uma perspectiva inclusiva", pontua a superintendente Pedagógica da Seduc, Willany Cunha.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.