Uma brincadeira de criança tão antiga em todo o mundo por mais de 100 anos, o famoso futebol de botão, foi reconhecido como esporte, no Brasil, em 1988 pelo antigo Conselho Nacional de Desportos, a época pertencente ao Ministério da Cultura. O esporte foi nomeado como “Futebol de Mesa” ou simplesmente “Futmesa”, sendo praticado por uma legião de adeptos em nosso país e exterior, tendo a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa como seu órgão maior, ligado a Secretaria de Esporte do Governo Federal.
Em Petrolina o esporte está começando a ser difundido pelo atleta Carlos Mesquita (53 anos), um grande apaixonado pelo futebol de mesa, natural do Rio de Janeiro, residente na cidade desde 2020. É praticante do esporte desde 1981, federado desde 2014, com passagem por diversas equipes no Rio, sendo campeão em 2014 da 4ª divisão de uma etapa do Campeonato Carioca.
Nesse sentido foi criado o FUTMESA PNZ, para divulgar o futebol de botão profissional e agregar praticantes que queiram conhecer mais sobre o Futebol de Mesa e se divertir. Ao mesmo tempo, aconteceu no dia 24 de março o Campeonato Pernambucano de Futebol de Mesa, em Caruaru, organizado pela Federação Pernambucana de Futebol de Mesa (FPEFM). O evento teve a participação de 68 atletas, divididos em duas categorias, adulto e master. A FPEFM é uma das 21 federações estaduais existentes no país e organiza diversas competições ao longo do ano. Além do campeonato individual, realizado em 5 etapas mais a final, nesse ano também acontece o campeonato por equipes, com sua primeira etapa marcada para o dia 14 de abril. Ao longo do ano ocorrerá o Campeonato Norte/Nordeste, a Copa do Brasil, o brasileiro individual e por equipes, o Sul-Americano e o Mundial.
Se você quer aprender e saber mais sobre o Futebol de Mesa em Petrolina e região siga a página no instagram @futmesa_pnz, ou pelo telefone (22) 99736-3682.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.