Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luana da Silva Nascimento vem promovendo uma semana com programação alusiva à data. Nesta quarta-feira (03), as crianças participaram da recreação azul, com atividades psicomotoras inclusivas, distribuídas por faixa etária e que trabalham a concentração, a coordenação motora e o equilíbrio, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes.
Ao longo da Semana, a escola já realizou homenagens aos alunos autistas da unidade nas redes sociais, atividades pedagógicas em sala de aula e fará ainda a exibição do curta-metragem "Entendendo o autismo", a realização de atividades integrativas e de uma caminhada de conscientização pelas ruas do bairro Itaberaba, onde a escola está localizada. "Nosso objetivo com essa programação é conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo e falar da importância de receber essas crianças na escola, acolhê-las e incluí-las nas atividades", frisou a gestora da unidade escolar, Jaciara Conceição Sampaio.
Atendimento Educacional Especializado
Nas escolas da rede municipal de Juazeiro, as crianças autistas contam com o suporte dos professores e auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE). "Na rotina escolar, nós seguimos uma normativa que garante esse acompanhamento do professor de AEE aos estudantes autistas ou com deficiência no contraturno da sua aula regular, com o objetivo de fazer com que essas crianças desenvolvam algumas habilidades que elas não conseguiram desenvolver na sala de aula. Esse acompanhamento acontece na sala de recursos multifuncionais da escola e a partir de um planejamento pedagógico elaborado junto com a professora regular do estudante e com a coordenadora pedagógica da escola", explicou a professora de AEE da Emei Luana da Silva Nascimento, Railde Cordeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.