O Centro de Artes e Esportes Unificados foi o palco para a culminância do projeto Comunica Juventude, que ocorreu na noite de sexta-feira (15), no bairro do Tabuleiro, em Juazeiro.
O evento reuniu a juventude participante do projeto, além de moradoras/es dos bairros Tabuleiro, Piranga e da comunidade de Alfavaca, no Salitre, que sediaram as oficinas de audiovisual realizadas nos meses de fevereiro e março.
A noite foi dedicada à exibição dos vídeos produzidos durante o projeto, abordando temas como agricultura familiar, origem da comunidade do Tabuleiro, Casa Dom José Rodrigues e outras questões relacionadas ao cotidiano da juventude e suas comunidades. Além das exibições, a programação contou com a apresentação do espetáculo 'Mulheres Valentes' e performances do grupo Nort BA Crew.
Para o jovem Gabriel da Silva, morador do bairro Tabuleiro, o que mais chamou sua atenção durante as formações foi a importância do planejamento no processo de produção de vídeos. Enquanto questões mais técnicas despertaram o interesse de Gabriel, Ana Flávia dos Santos, uma jovem educomunicadora, refletiu sobre o impacto transformador que o Carrapicho Virtual e o Comunica Juventude tiveram em sua vida. "Todo esse processo veio me transformando nesse ser crítico que sou hoje e me proporcionou a capacidade em diversas áreas", comentou.
Liliam Clara dos Santos, mãe de Ana Flávia, esteve presente no evento e enfatizou a importância das famílias incentivarem e apoiarem o envolvimento de seus filhos em iniciativas como essa, comentando: "Hoje vejo jovens trabalhando graças a esses projetos".
Um desses jovens é Marcos Paulo, educomunicador, um dos facilitadores do Comunica Juventude, que aplicou todo o conhecimento adquirido durante as formações recebidas no Carrapicho Virtual e no projeto Jovens Comunicadores. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade de compartilhar o que aprendeu, "hoje eu tenho a oportunidade de passar adiante tudo aquilo que eu conheci e aprendi nessa jornada, eu fico muito grato com a oportunidade", declara o jovem.
Para Érica Daiane, coordenadora do projeto, é "fundamental que a juventude se sinta valorizada, protagonista de suas próprias histórias, formando cidadãos e cidadãs críticos e conscientes de seu papel na sociedade". Ela também destaca que o Comunica Juventude, realizado com recursos públicos, não só contribuiu para a formação, mas também valorizou e gerou renda para grupos artísticos, empreendedoras periféricas e artistas periféricos, democratizando a cultura e proporcionando espaços para suas expressões artísticas.
O projeto "Comunica Juventude" é uma produção da Agência Chocalho com apoio institucional do Carrapicho Virtual e da Casa de Abelha, contemplado pelo edital de Audiovisual - Juazeiro, com apoio do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.