A onda de intervenções nos diretórios partidários não é uma novidade, mas se acentua na proximidade das eleições, seja municipal, estadual ou federal, quando as discussões políticas começam a ganhar força e os pré-candidatos saem à caça de apoios, de tempo de TV e verbas partidárias.
Contrariar grandes lideranças, dirigentes mais graúdos, diretórios estaduais ou nacionais, é a senha para uma intervenção, muitas vezes traumática.
Em Juazeiro, desde a semana passada esse assunto ganhou força e mostrou que esse ano não será diferente: quem pode mais, manda mais e é no andar de cima que as coisas acontecem, numa canetada.
No PL, membros do partido, em entrevista ao Jornalista Geraldo José, revelaram que houve tentativa, por parte do grupo da prefeita Suzana Ramos, de garantir o apoio do PL à sua candidatura à reeleição com movimentos feitos a capital, sem sucesso, segundo eles. O grupo anunciou que já tem o aval da direção estadual do PL para lançar a pré-candidatura da Professora Maeth, que se intitula “Patriota” e faz críticas contudentes à gestão de Suzana Ramos.
Na mesma semana o tema “intervenção partidária” voltou a ser destaque, desta vez envolvendo uma possível pré-candidatura na Federação PSOL/Rede. A ex-secretária Municipal Célia Regina, nem bem anunciou sua pretensão e já foi desautorizada por dirigentes das duas legendas, em nível municipal. Tudo indica que a peleja já está sendo tratada na instâncias estadual.
Nesta segunda-feira (19) houve desdobramentos de uma discussão que começou no início deste mês, desta vez no Avante. Tudo começou quando o então presidente da legenda em Juazeiro, Major Moreira, manifestou apoio à pré-candidatura a prefeito do deputado Roberto Carlos (PV). Não demorou para o diretório estadual, através do vice-presidente, Tum, desautorizar e hipotecar apoio ao ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.
Hoje, em nota, o Avante não só confirmou o apoio a Isaac, como anunciou a troca de comando em Juazeiro. O Coordenador da Bahiater no território do Sertão do São Francisco, Luiz Dantas, indicado por Isaac e sua esposa Ellen, suplente de deputada, foi apresentado como novo presidente da legenda em Juazeiro, numa "articulação junto com o vice-presidente estadual da sigla, o Secretário de Agricultura da Bahia, Wallisson Torres, o Tum”, escreveram.
Numa canetada só o Avante saiu do controle do Major Moreira, exercido a cerca de 5 anos, passando para a base de apoio do pré-candidato Isaac Carvalho (PT).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.