O Hospital Universitário da Univasf contribui para a transformação da saúde mental da população por meio de atendimentos psicológico e psiquiátrico, seja no ambulatório ou na internação
Neste mês de janeiro, em alusão à campanha "Janeiro Branco", a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio dos 41 hospitais universitários vinculados, convidou profissionais, preceptores, acadêmicos e pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a participarem das ações propostas e a refletirem sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
No Hospital Universitário do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Ebserh, estão sendo realizadas duas ações voltadas para os colaboradores. A primeira é o "Pixel das Emoções", atividade na qual os profissionais pintam corações que estão dispostos, na parede, na entrada do hospital, usando a cor associada ao sentimento que mais representa o contexto da pessoa naquele momento. A ideia é ter representado ali o conjunto de emoções que acompanham o dia a dia dos colaboradores. Além disso, no próximo dia 30/01, ocorre a palestra "Saúde mental: presença e entrega como autocuidado", também direcionada ao corpo funcional da instituição.
Para o psicólogo Leonardo Majdalani , a campanha Janeiro Branco é uma oportunidade cultural para falar sobre saúde mental de forma abrangente, sendo possível compreender a dimensão do cuidado, visto as diferentes estratégias que podem ser adotadas nesse contexto, sendo um fenômeno complexo e atravessado pelos mais variados fatores do dia a dia. "Vocês já pararam para pensar nos acontecimentos que afetam a nossa resposta emocional e a nossa forma de pensar? Pois é, pensar no cuidado em saúde mental requer olhar para nossa vida hoje e pensar o que nos afeta negativamente e o que é significativo para o nosso caminhar no dia a dia", expõe.
Para enfrentar os desafios emocionais persistentes, o profissional dá dicas que, segundo ele, têm o potencial de amenizar e prevenir estados corporais de ansiedade e estresse. Entre elas, ele recomenda ter atenção plena, que pode ser acessada por meio de meditação dirigida ou autodirigida; investir na higiene do sono, evitando o uso de celular, tablet, televisão etc próximo ao horário de dormir; fazer a ingestão de alimentos leves; e evitar tirar longos períodos de sono durante o dia. "A qualidade do sono ajuda a regular o humor e a melhorar a concentração", diz. Além dessas, o profissional aconselha buscar ajuda de um especialista, seja para acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, e tirar um tempo para amigos e família.
Atendimento ofertado à população
O HU-Univasf/Ebserh oferece, para seus usuários e respectivos familiares, a assistência da equipe de psicologia hospitalar, com atenção psicológica todos os dias da semana, entre 7h e 19h. Além disso, a instituição conta com dois médicos psiquiatras que recebem os internos do hospital e os pacientes provenientes da policlínica do próprio Hospital Universitário.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.