A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) celebra o Janeiro Branco 2024 - uma campanha que tem como principal objetivo promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental. Este ano, sob o tema "Cultive o Equilíbrio", a iniciativa busca destacar a importância do equilíbrio emocional e psicológico no cotidiano.
O Janeiro Branco é um movimento que visa combater o estigma em torno das questões de saúde mental, oferecer estratégias de bem-estar e identificar sinais de alerta. Além disso, a campanha destaca o apoio psicológico, a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a inteligência emocional e a busca pela felicidade e propósito.
A psicóloga da UPAE Petrolina, Karen Coelho, enfatiza a relevância do movimento: "O Janeiro Branco nos convida a refletir sobre a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas de nossas vidas. É fundamental compreender que a saúde mental merece a mesma atenção e cuidado que damos à nossa saúde física. Cultivar o equilíbrio nos permite enfrentar desafios, viver de forma mais plena e construir relacionamentos saudáveis consigo mesmo e com os outros."
"A saúde mental envolve o nosso mundo interior e exterior, as nossas emoções, pensamentos, comportamentos, relações sociais, propósitos e valores. Quando a saúde mental está comprometida, todo o nosso funcionamento pode ser afetado, gerando sofrimento, angústia, ansiedade, depressão, entre outros problemas", complementa a profissional.
A campanha do Janeiro Branco é uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre as suas questões emocionais e buscarem estratégias de bem-estar, como ter hábitos saudáveis, praticar atividades prazerosas, cultivar relações positivas, desenvolver a inteligência emocional e buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. "O equilíbrio é a capacidade de lidar com as adversidades da vida, de se adaptar às mudanças, de reconhecer os próprios limites e de buscar ajuda quando necessário. O equilíbrio é a chave para uma vida mais feliz e saudável", destaca.
A psicóloga também orienta que as pessoas fiquem atentas aos sinais de alerta que podem indicar a necessidade de procurar um profissional de saúde mental, como alterações de humor, de sono, de apetite, de concentração, de memória, de interesse, de energia, de autoestima, de motivação, de desempenho, de relacionamento, entre outros. "O psicólogo é o profissional habilitado para avaliar, diagnosticar e tratar os problemas de saúde mental, oferecendo um espaço de escuta, acolhimento, orientação e intervenção. O psicólogo pode ajudar as pessoas a compreenderem melhor as suas emoções, a enfrentarem as suas dificuldades, a desenvolverem habilidades e recursos e a promoverem mudanças positivas em suas vidas", esclarece.
A UPAE Petrolina conta com Karen para atender os pacientes e oferecer suporte em assistência à saúde mental dos funcionários e colaboradores. Além disso, a UPAE Petrolina realiza ações educativas e preventivas sobre o tema, como palestras, rodas de conversa, oficinas, dinâmicas, entre outras. A campanha do Janeiro Branco faz parte dessas ações, que visam sensibilizar e informar a população sobre a relevância da saúde mental para a saúde integral.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.