A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou hoje (5) no Portal do Ingresso Discente 2024 o Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024.
O documento apresenta os cursos oferecidos pela Univasf, as vagas destinadas a cada um e os campi onde são ofertados. No total, a Univasf irá disponibilizar, neste Sisu, 1.189 vagas para 29 cursos de graduação presenciais, ofertados nos sete campi situados nas cidades de Petrolina e Salgueiro, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí.
Entre os cursos, destacam-se quatro novas graduações que receberão suas primeiras turmas: bacharelado em Artes Visuais, bacharelado em Gestão Ambiental, bacharelado em Geologia e licenciatura em História.
Os interessados em concorrer às vagas da Univasf devem participar do Sisu 2024, cujas inscrições serão realizadas no período de 22 a 25 de janeiro, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Edital Nº 22/2023. Todos os documentos estão disponíveis no Portal do Ingresso Discente 2024 da Univasf. As inscrições para o Sisu 2024 serão realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e não tenha zerado a prova de Redação nem tenha participado do Enem na condição de treineiro. A divulgação da nota do Enem 2023 está prevista para 16 de janeiro na Página do Participante.
Entre as novidades do Sisu 2024 destacam-se as alterações estabelecidas pela nova Lei de Cotas. A Lei Nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, determina que todos os candidatos inscritos no Sisu sejam classificados de acordo com seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.
Este ano, 127 universidades participarão do Sisu 2024 e irão ofertar, de acordo com o MEC, 264.254 vagas para a graduação. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.
Novas graduações – Os novos cursos ofertados pela Univasf em 2024 serão oferecidos nos campi de Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA), e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Em Juazeiro, haverá o bacharelado em Artes Visuais, curso de quatro anos, que oferecerá 25 vagas e terá suas atividades no período noturno. Em Senhor do Bonfim, serão criadas a licenciatura em História e o bacharelado em Geologia. História será um curso matutino, com turma de 50 vagas e quatro anos de duração. Já Geologia terá cinco anos de duração e oferecerá 40 vagas por turma, com aulas nos períodos matutino e vespertino. No Campus Serra da Capivara, o novo curso será o bacharelado em Gestão Ambiental, com 40 vagas e 4 anos de duração e suas atividades serão desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino.
A Univasf divulgará, em breve, no Portal do Ingresso Discente 2024 o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2024, com todas as informações sobre os procedimentos para ingresso na Instituição, entre as quais o cronograma completo e os documentos necessários para a matrícula.
Cronograma do Sisu 2024:
Período de inscrição: de 22 a 25 de janeiro de 2024
Divulgação do resultado: 30 de janeiro de 2024
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.