Profissionais de Pernambuco que trabalharam, em novembro de 2023, na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reclamam da falta de pagamento pelos serviços prestados.
Aplicadores alegam que, durante a capacitação, foram informados que o pagamento pelo serviço seria feito um mês após a segunda prova, que ocorreu no dia 12 de novembro, mas essa quitação não ocorreu.
O educador Lucas da Silva trabalhou no Enem como chefe de sala. Ele deveria ter recebido R$ 220 pelos dois domingos trabalhados. Mais de um mês se passou desde o primeiro prazo, e até agora nada de pagamento.
“A gente precisa de uma resposta, a gente quer uma data específica da Cebraspe para que a gente possa ter uma resposta satisfatória, a gente trabalhou como colaborador no Enem e eles estão tratando a gente como se não tivesse uma importância, porque no dia da prova a gente é como um colaborador essencial para a realização da prova, porém quando se passa, parece que a gente não tem colaboração nenhuma no executar da prova”, afirmou.
O servidor público Artur Muriel conta que também trabalhou na aplicação das provas no Enem 2023. Foram dois dias de trabalho intenso, mas ainda não recebeu pela longa jornada. “A gente se disponibilizou a trabalhar no dia de domingo em uma jornada intensa e até agora não obtivemos resposta sobre o pagamento", destacou.
Além de Pernambuco, colaboradores da Bahia, Goiás, Maranhão e Paraná também não foram pagos pelo serviço contratado pela Cebraspe, órgão responsável pelo pagamento.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disse que a seleção e o pagamento da equipe de coordenação e aplicação do Enem fazem parte dos serviços contratados pelo instituto. Em 2023, a instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem foi o Cebraspe.
O instituto disse que entrou em contato com o Cebraspe, que afirmou que já foram concluídos os pagamentos de 22 unidades da federação e estão em fase de conclusão o processamento para Bahia, Goiás, Maranhão, Pernambuco e Paraná. O Inep solicitou ainda que o Cebraspe estabeleça um cronograma com o prazo limite para quitação dos pagamentos restantes e a efetiva resolução de eventuais discrepâncias.
Já os colaboradores dos estados que já foram pagos, mas que alegam ainda não terem recebido, devem realizar a atualização dos seus dados bancários junto ao centro (pode ter havido devolução do pagamento por inconsistência nos dados), pois novas tentativas de pagamento estão acontecendo.
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