INSS afirma que está atuando diretamente na redução da fila de espera da Previdência Social

04 de Jan / 2024 às 08h30 | Variadas

No último dia 02 de janeiro 2024 a REDEGN divulgou que apesar de prometer que, até o fim de 2023, reduziria a fila de espera de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o máximo de 45 dias, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, encerrou o ano sem cumprir o compromisso. Lupi seguiu garantindo que cumpriu a meta, mas os últimos dados disponíveis apontam que a fila teve redução de cerca de 1,8 milhão de pedidos de aposentadorias para pouco mais de 1,6 milhão. Veja aqui na integra. Apesar das promessas do Ministro, fila do INSS segue longa no começo de 2024.

A assessorira de imprensa do INSS enviou nota. Confira:

O INSS informa que, desde junho do ano passado, vem atuando diretamente na redução da fila de espera da Previdência Social. Programas de enfrentamento como os mutirões de perícia médica e avaliação social acontecem em todo o país, nos finais de semana, com a intenção de diminuir o tempo de resposta dos requerimentos.

Em relação aos casos relatados de auxílio por incapacidade temporária, o Instituto recomenda que os segurados realizem o requerimento via AtestMed - solução criada com a intenção de agilizar as análises por meio de verificação documental, dispensando a realização da perícia. O cidadão pode dar entrada pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou nas Agências da Previdência Social.

Para saber os requisitos e como dar entrada via AtestMed, o segurado pode ligar para Central 135 ou acessar os endereços:

https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/governo-simplifica-regras-para-concessao-de-beneficio-por-meio-de-analise-documental-atestmed

https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/agencias-do-inss-vao-receber-atestmed

 

Redação redegn Foto arquivo Redegn Ney Vital

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.