"Que emoção profunda! hoje pude visitar Irmã Iraci em Catolé do Rocha, no colégio Francisca Mendes, onde estudei boa parte da vida.
Ela é minha primeira professora de música e mais tarde criamos juntos o Instituto Cultural Casa do Béradêro. me ensinou e ainda me ensina muito. sempre. gratidão plena, maestra".
O texto acima é do cantor e compositor Chico Cesar, mostrando a sua gratidão em visita à Paraíba. Chico Cesár é paraibano de Catolé do Rocha e ele fez na terça-feira (26) uma visita a Irmã Iraci.
O Instituto Cultural Casa do Béradêro é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2001 em Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, pelo cantor e compositor Chico César e sua primeira professora de música, a Irmã Iracy de Almeida.
A Casa do Béradêro tem em sua metodologia a utilização da arte, em especial a música, na formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens.
Em seu histórico, já conta com quase 2 mil atendimentos nas mais diversas atividades oferecidas desde sua fundação. A organização é pioneira na profissionalização gratuita de jovens no estado da Paraíba, e é responsável pela qualificação de atuais profissionais da música erudita os quais preparou para ingresso em Universidades e em orquestras importantes no estado.
Além dos cursos oferecidos, a ONG mantém a Orquestra de Câmara Gente Que Encanta, constantemente renovada à medida que os jovens músicos vão alcançando níveis mais avançados de profissionalização. Para apresentações realizadas com Chico César, o Béradêro formou a "Camerata Béradêra", composta por alunos ex-alunos, monitores e professores que já passaram pela Casa do Béradêro.
A vivência desses jovens na Casa do Béradêro têm impactado na formação das crianças e adolescentes que, ao longo dos anos, ampliam seu olhar para a vida e aprimoram a capacidade de se expressar, que de forma crítica e criativa, passam a se enxergar como indivíduos integrados à sociedade, e não à margem dela.
Em 2022 o Béradêro executa o projeto “Casa do Béradêro: 21 anos de inclusão sociocultural no sertão da Paraíba”, aprovado pela Lei Aldir Blanc, desta vez, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba. O projeto inclui a implantação de curso de percussão, a continuidade dos cursos de música, a capacitação/reciclagem dos instrutores dos cursos de música e aquisição de instrumentos musicais. O alcance do trabalho desenvolvido pela Casa do Béradêro desde sua fundação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.