Com o objetivo de reduzir as filas que são formadas todo final de mês na porta da Secretaria de Saúde (Sesau), a Prefeitura de Juazeiro reforça sobre o fluxo de marcação de consultas e exames. Na próxima semana, quando a agenda para marcação de consultas e exames estará aberta, os agendamentos serão realizados, exclusivamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sesau é realizada apenas as marcações para os pacientes prioritários.
Além da requalificação e aquisição de equipamentos, a prefeita Suzana Ramos tem buscando melhorias no sistema de saúde como um todo, desde o atendimento, marcação, procedimentos e tratamentos. "Estamos sempre buscando oferecer, não só serviços, mas dignidade para a população, porque entendemos que não é só requalificação e compra de equipamentos, mas também é oferecer conforto às pessoas e aos nossos colaboradores, melhorando o sistema de marcação. Assim, vamos reduzir as filas que se formam todo final de mês", disse a prefeita.
Mensalmente, as vagas são disponibilizadas pelo sistema. A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, explica que esse modelo vai diminuir a sobrecarga na Secretaria de Saúde na abertura do agendamento, bem como melhorar as filas que se formam nesse período. "Estamos otimizando o sistema para trazer mais celeridade e organização na marcação de exames através das UBSs, desafogando as marcações que estão sendo realizadas diretamente na Sesau. Esses agendamentos nas UBSs obedecem à cota de vagas para cada unidade, respeitando a área de cobertura e seus usuários", esclareceu.
Diagnósticos prioritários
A Sesau informa que a marcação de consultas e exames realizada diretamente na Secretaria é voltada apenas para públicos prioritários. São eles: pacientes oncológicos, com fibromialgia, lúpus, com Autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia, e cateterismo.
Documentação do público prioritário
Para fazer a marcação na Secretaria de Saúde, é preciso apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação: os pacientes do TFD precisam apresentar o carimbo e o número do prontuário do TFD. A Sesau disponibiliza uma carteirinha para estes pacientes e para o atendimento é necessária a apresentação da mesma. Os pacientes oncológicos precisam apresentar a carteirinha do tratamento. Já os pacientes com fibromialgia devem apresentar o relatório médico da doença. Os pacientes com Lúpus precisam apresentar a carteirinha e o relatório médico; e os pacientes pré-operatório têm que apresentar as requisições de pré-operatório.
Além desta documentação, todos os pacientes precisam apresentar um documento oficial com foto, o Cartão SUS e as guias médicas. Cada paciente poderá marcar apenas as suas requisições. As marcações de terceiros devem ser feitas apenas por familiar ou com procuração.
"Ressaltamos que a marcação na Secretaria é para os grupos prioritários e isso será verificado na hora da distribuição das fichas. Testemunhamos muitas situações de idosos guardando lugar para familiares sem que os mesmos componham o grupo prioritário para marcação na Secretaria e isso não pode mais acontecer", detalhou a superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.