A Emei Caic na pessoa do gestor Francismar Araújo em parceria com a Faculdade UniBras-Juazeiro na pessoa do professor Sirando Seido e o presidente do conselho da pessoa com deficiência José Wilson e a SEDUC (Secretaria de Educação e Juventude) na pessoa do senhor Secretario Wank Medrado está realizando um projeto de horta comunitária escola, que tem como intuito fortalecer a relação família escola, através do manuseio da terra para geração de uma alimentação saudável para os alunos e uma forma de gerar renda para os envolvidos.
O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes.
Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.
O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.