Zó aponta caminhos para o desenvolvimento de Juazeiro em podcast

04 de Dec / 2023 às 22h30 | Política

O episódio desta semana do PodFalar, o podcast do PCdoB da Bahia, teve a participação do deputado estadual e Zó, que é pré-candidato a prefeito de Juazeiro. Nesta segunda-feira, 04, programa foi apresentado pela secretária de Comunicação do partido, Nágila Maria. 

Além de mostrar amplo conhecimento da realidade do município, Zó brindou o público com poesia. Para começar, o parlamentar fez um breve relato de sua trajetória, iniciando pela militância estudantil e em defesa da cultura. Foi vereador por três mandatos, secretário municipal e deputado estadual no terceiro mandato.

A PRÉ-CANDIDATURA

Zó destacou que sua pré-candidatura se coloca muito natural. "Tenho uma militância de quase 40 anos pelas causas populares e em defesa de Juazeiro. Na última eleição pensaram que não me reelegeria. Tive 37.500 votos no território do São Francisco, sendo o segundo mais votado em minha cidade, mostrando que a população confiou e respaldou nosso trabalho. Assim, lideranças e gente do povo passaram a falar em disputar a Prefeitura. Tenho experiência, pois fui presidente da Câmara Municipal, gestor nas secretarias de Cultura e Ação Social, onde colocamos o CRAS com aula de música e organizamos as casas de passagem). Na cultura, realizamos grandes esquentas do Carnaval, criamos os primeiros editais para área da cultura e promovemos a primeira Virada Cultural do município. Acredito muito em levar Juazeiro ao patamar que ela merece", pontuou o deputado.

CULTURA COMO VETOR ECONÔMICO

A cultura como vetor econômico de Juazeiro também foi ressaltado pelo parlamentar. "Vamos tratar a cultura como investimento, importante para propagar conhecimento e gerar emprego e renda. O setor sempre me fascinou e o que tá salvando a cultura na cidade é a Lei Paulo Gustavo. A Prefeitura precisa aproveitar e articular melhor, pois temos um governo federal que está investindo na cultura e uma ministra da Cultura baiana, para trazer mais investimentos", destacou Zó.

O deputado pretende criar fundos para cultura, esporte e meio ambiente. "Podemos fazer isso  a partir de impostos existentes. Com isso, teremos recursos municipais para dinamizar as atividades culturais. É importante, também, entrelaçar cultura com educação e aspectos da nossa região. Como deputado, asseguramos recursos para várias iniciativas no setor, em Juazeiro e na região. Precisamos resgatar o grande Carnaval de Juazeiro, organizando com antecedência", frisou,.

MELHORAR A EDUCAÇÃO

Juazeiro já foi referência nacional com Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e hoje sofre. "Lamentavelmente, a prefeita conseguiu destruir o que foi construído em várias gestões anteriores. Em nossas administrações, do PCdoB, conseguimos climatizar as escolas, criamos um programa de financiamento que garantiu a autonomia das escolas. Ela acabou com a eleição democrática para diretores, deixa faltar transporte escolar por falta de pagamento. Tem paralisação dos terceirizados e por falta de merenda. Um absurdo! Avançamos em 12 anos e a prefeita conseguiu regredir em quatro. É triste ver escolas com aula uma vez por semana. O sistema funcionava muito bem. Encontramos o Ideb com 2,7 e deixamos com mais de 6. Com emendas do deputado federal Daniel Almeida, foram construídas 15 creches e muitas quadras esportivas, que hoje estão destruídas", ressaltou Zó.

AVANÇAR NA SAÚDE

Ao ser perguntado sobre a saúde, Zó disse que a prefeita se elegeu prometendo resolver vários problemas no setor, mas nada aconteceu. "Prometeu um hospital na região que envolve vários conjuntos residenciais, mas não fez e ainda piorou o que tinha de saúde. Uma liderança comunitária, o Ronnynho, disse que já constatou falta de lençol, copo e papel higiênico na USF. A Prefeitura não paga transporte dos médicos e do carro do TFD, causando paralisação dos serviços. É possível buscar recursos para melhorar muita coisa. Colocamos emendas para melhorar a saúde e vários investimentos foram realizados pelo governo estadual, mas a prefeita não sabe aproveitar", criticou.

SANEAMENTO E PLANO DIRETOR

Com a emoção de quem tem o Velho Chico como uma divindade para o povo do Sertão, Zó lembrou de sua trajetória para falar de abastecimento de água e saneamento. "Cheguei com 6 anos de idade e fui morar perto da Lagoa do Cipriano. Lembro que várias lagoas desaguavam no rio. Mas, muitas áreas foram ocupadas e precisou construir os canais, despejando, também, esgoto no rio", ponderou.

O deputado lembrou que Juazeiro recebeu investimentos de emendas do deputado federal Daniel Almeida para investir no setor. "Mas, a gente vê que todas as elevatórias não foram ligadas para jogar as águas nas estações de tratamento. Os canais eram para receber só água de chuva e eles podem ajudar se forem urbanizados. Irecê está fazendo algo importante nesse aspecto e pode nos oferecer ideias. É um absurdo Juazeiro não ter uma Plano de Diretor para organizar a sua expansão. Vou chamar as universidades e engenheiros para construirmos alternativas importantes para o saneamento", disse.

MOBILIDADE URBANA

Como toda grande cidade, Juazeiro precisa andar bem e Zó mostrou suas ideias. "Pesquiso muito sobre várias experiências para ver o que podemos trazer para Juazeiro, observando nossas particularidades. Temos que fazer a grande interligação da cidade. O governo estadual duplicou a BA-210 e o governo federal garantiu a travessia urbana, com ciclofaixas e ciclovias em várias vias e bairros da cidade. São quase 15 quilômetros de ciclofaixa, importante em uma cidade plana. Vamos aproveitar os canais para ajudar na mobilidade. Pretendo envolver nossos pesquisadores e os movimentos sociais, que podem ajudar com suas vivências e ideias", afirmou.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Nosso deputado destacou que o problema em Juazeiro ainda é a falta de água, tanto em bairros perto do rio São Francisco e nos bairros nobres de Juazeiro, no Centro. "Quase tem protesto em frente à residência da prefeita por conta disso. Através da Cerb, levamos investimentos e obras em vários locais, como o Distrito da Maniçoba. Ajudamos a fazer uma adutora, que levou água até 26 comunidades e pode chegar em mais lugares, mas a prefeita não consegue ajudar. Queremos a universalização do abastecimento de água e um prefeito precisa atuar junto aos governos estadual e federal para garantir isso. Infelizmente, a gestão atual não consegue gerir o sistema existente", ponderou Zó.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Ao falar de desenvolvimento econômico, Zó lembrou que Juazeiro já foi destaque na geração de emprego, na Bahia e no Brasil, e que, pela primeira vez, teve número negativo. "Aqui os setores principais são o comércio, o agronegócio, a agricultura familiar e a caprinocultura. Temos vários projetos importantes dos governos federal e estadual para infraestrutura irrigada, como o do Salitre e da Maniçoba. Conversamos com o BNB (Banco do Nordeste do Brasil) sobre a importância de um parque de energia solar, que vai beneficiar os sistemas irrigados reduzindo os custos", destacou.

Para Zó, é importante ampliar o melhoramento das estradas. "Mandamos frutas para outros países e precisamos atuar para garantir boas estradas para nossos produtores. Temos o segundo entreposto de comercialização de frutas do Brasil, comercializamos R$ 500 milhões por mês. Temos que melhorar a infraestrutura da Ceasa, que está estrangulada. Isso é possível com uma área próxima a Carnaíba. Tem projetos prontos e organizações empresariais interessadas. É só ter vontade e liderança política para fazer. Vamos melhorar a integração da Ceasa com fazendas, produtores e pequenos agricultores", prometeu.

Grande defensor e divulgador da famosa carne de bode da região, Zó destacou o potencial da caprinocultura. "Temos um dos maiores rebanhos do Brasil, e sua cultura representa 8% do PIB de Juazeiro. Em cidades próximas, chega a 50%. Por isso, vamos trabalhar para o melhoramento genético dos nossos animais. Já conversamos com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, sobre a ideia", afirmou Zó, reforçando outras atividades econômicas que terão atenção, como o artesanato, a economia solidária e a apicultura. "Vamos juntar o saber popular com o saber da academia para ajudar nossa economia".

MENSAGEM POÉTICA

Ao final, Zó mandou uma mensagem para quem assistiu ao podcast. "Primeiro, quero reafirmar meu compromisso com o esporte e destacar nosso conterrâneo Jafel filho, lutador de MMA e que está no UFC. O esporte só tem acontecido em Juazeiro porque temos apoiado as entidades e nossos atletas, ajudando a garantir recursos para as competições. Eu amo Juazeiro, cidade que tatuei em meu braço, assim como o Velho Chico. Já que vocês pediram poesia, gostaria de falar versos de uma música minha, falando da minha saída de Xique-Xique e chegada em Juazeiro, após minha Canaã, terra prometida. " Foi no balanço das águas que eu vim pra cá... meu Juazeiro me deu essa alegria" e fechou com os versos do poeta recém-falecido, Sebastião Dias: "Levantem todos que estão caídos. nem todos os sonhos foram destruídos. Novos caminhos temos que seguir, chegou a hora de ferir os ombros. Somar esforços, remover escombros, que ainda é tempo se reconstruir ".

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.