Cerca de 50 usuários atendidos no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) participaram na manhã desta quinta-feira (30) de uma roda de conversa promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau).
A ação finalizou as atividades do Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata, que, este ano, intensificou também o alerta para o controle da diabetes e da hipertensão arterial.
A diretora do Cerpris, Anne Moura, ressalta a importância da prevenção para o cuidado com a saúde. "A prevenção é a maneira mais eficaz de manter uma qualidade de vida. Essas ações, como as rodas de conversa, informam aos usuários não é só sobre os riscos da doença, mas também como este homem pode procurar orientação e eliminar o preconceito", afirmou.
O usuário José Paulo Silvério, 55 anos, elogiou a iniciativa e, na oportunidade, eliminou muitas dúvidas. "A gente tem um pouco de medo de falar sobre o assunto, mas quando ouvimos as orientações e sabemos dos riscos de não cuidar da saúde, a gente vai atrás do prejuízo", disse.
Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum de câncer. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Incidência maior também nos estados onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.