Qual o melhor caminho para tornar futuros mais criativos e culturais? Esta é a pergunta que será amplamente discutida pelo webinário de Economia Criativa "Construindo Futuros Criativos por meio da Cultura: Desafios e Oportunidades", promovido pelo Sesc Pernambuco, por meio do Centro Cultural Sesc Garanhuns.
O evento será transmitido de forma remota, do dia 28 ao dia 30 novembro e de 8 a 10 de dezembro. Para participar das atividades, incluindo os cursos, a inscrição gratuita pode ser feita pelo link http://bit.ly/webinarioeconcriativaSesc. Após a confirmação, o inscrito receberá o link para acompanhar as atividades.
O webinário é uma ação do HUB PE Criativo, parceria do Sesc PE e Sebrae PE, que visa promover o desenvolvimento social e econômico de cidades do Estado, por meio da cultura e da busca por oportunidades transformadoras. O evento será online, interativo e educacional, propondo-se a explorar complexas interseções entre cultura e construção do futuro criativo.
A partir de palestras, conferências, cursos, apresentações artísticas e cases de sucesso, o conceito inovador do evento vai se concentrar em promover a compreensão profunda das influências culturais nas sociedades contemporâneas e como tais influências podem moldar, desafiar e inspirar a criatividade humana em diversas áreas. Nesse contexto, quatro tópicos vão nortear as discussões: Cultura e Identidades Criativas, Cultura e Inovação, Desafios Culturais para a Criatividade e Oportunidades para a Promoção da Cultura Criativa.
Na terça (28), a conferência de abertura será “Economia Criativa ou da Cultura: o que é e para quem?”, com Cláudia Sousa Leitão (CE), mestra em Direito pela USP e doutora em Sociologia pela Sorbounne (Paris V). Na quarta (29), haverá a conferência “Economia Criativa”, com o colombiano Jorge Melguizo, jornalista, consultor e professor de gestão pública, cultura cidadã, desenvolvimento organizacional da sociedade civil, convivência e segurança.
Ainda no dia 29, o economista Leandro Valiati (RS) ministrará a palestra “Cultura e Mercado - Indicadores de Desempenho nos setores criativos no Brasil”. Ele é PhD em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS e pós-PhD em Indústrias Criativas pela Sorbonne (Paris 13). O painel “Gastronomia como meio de desenvolvimento de territórios” é uma das atividades da quinta (30), com a chef Dona Carmen Virgínia e a chef NegraLinda, ambas de Pernambuco.
A palestra que irá encerrar a primeira etapa do webinário tem como tema “Superando Desafios e Criando Futuros Criativos”, e será apresentada por Ronaldo Lemos (MG), advogado especialista em tecnologia e mídia, reconhecido internacionalmente. É professor da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA) e do Schwartzman College, da Universidade de Tsinghua, em Pequim (China). Ele conduz o programa Expresso Futuro, no canal Futura, e é colunista do jornal Folha de São Paulo.
Outros convidados que vão participar do evento com palestras, painéis e estudos de casos são especialistas de Pernambuco, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. E as apresentações artísticas contarão com a Palhaça Bandeira e o espetáculo “Decripolou Totepou”, na terça (28); pocket show da cantora Gabi da Pele Preta, na quarta (29); e o grupo Estesia, com espetáculo imersivo de som e luz, na quinta (30).
Do dia 8 ao dia 10 de dezembro, acontecem os cursos do webinário. “Estratégias de inovação para a economia criativa”, vai ser ministrado por Renata Brasileiro (iFood). “Introdução a tecnologias da cena: iluminação, sonorização e cenotécnica”, será com Raminho. Stephany Metódio estará com “Criação de portfólio por meio do uso de ferramentas digitais e IA. E Elis Galvão, da Liga Criativa, será a facilitadora de “Criação de conteúdos culturais para internet”.
“O movimento slow food: agroecologia, cultura alimentar e economia solidária”, terá à frente Giselle Miotto. O professor doutor Paulo Bernardino Bastos, de Aveiro/Portugal, promove a formação “Do ensino para uma economia criativa: artes, ciências e tecnologias”. “Deficience tech – acessibilidade nas tecnologias digitais”, será com Joice Rocha, “Moda autoral”, com Ramys (Triunfo/PE), “Ferramentas do Tik Tok para divulgação da gastronomia”, com Jorgim, e “Gestão ágil de projetos”, com Daniela Falcone.
“É preciso discutirmos futuros, não um, mas muitos, e como estes podem impactar em melhorias para as sociedades, a partir de uma visão mais ampla de cultura e educação, criando mecanismos que incluam diversos campos de atuação como as artes, a gastronomia, o turismo, as tecnologias digitais e a sustentabilidade, em suas diversas dimensões, na composição de uma sociedade mais justa, crítica culturalmente. Tudo isso, para contribuir para mudanças profundas e positivas no mundo”, afirma Rita Marize, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.