Os professores de educação física da rede municipal de Juazeiro finalizaram, nesta terça-feira (21), a formação em esporte educacional, que é ofertada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Esporte e Educação (IEE). Com a participação de 45 professores da sede e do interior, o curso teve carga horária de 80h, divididas em encontros presenciais e online.
Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de conhecer metodologias do esporte educacional e aplicá-las à rotina da sua escola. "Iniciamos o curso em setembro, com os princípios do esporte educacional, passamos por didática, pedagogia do esporte, sistema didático protege e finalizamos com um seminário de práticas pedagógicas trazidas pelos professores, olhando para os princípios da inclusão, diversidade, construção coletiva, autonomia e educação integral, e olhando também para os critérios da escolha de um bom jogo, se ele mantém a imprevisibilidade, o sucesso e a participação de todos os jogadores", explicou a subcoordenadora pedagógica do IEE, Arlinda Viana.
Professora de educação física na Escola Municipal Iracy Nunes da Silva, em Itamotinga, Meire Lúcia Maurício de Souza, já percebe a contribuição da formação na sua rotina de trabalho com os estudantes. "Esse curso tem sido de grande aproveitamento. Os formadores trazem orientações maravilhosas para o nosso dia a dia em sala de aula e em campo também. São muitas trocas de informações e o que aprendemos na formação, estamos conseguindo desenvolver na nossa vivência em campo e na escola. Estou muito feliz e muito agradecida por participar da formação".
Além dos momentos de formação com a turma, durante o curso a equipe do IEE visita alguns dos professores em formação e assiste às suas aulas. Todas as atividades são acompanhadas pela equipe da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). "Essa parceria foi muito importante para a nossa rede. Os professores estão satisfeitos com o que aprenderam. Os formadores não apenas trouxeram o conteúdo, mas também conheceram a nossa realidade para que o conteúdo trazido por eles fosse aplicado de acordo com a realidade das nossas escolas e as características da nossa região", frisou o assessor de Programas Educacionais da Seduc, João Paulo Barbosa.
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