Nesta sexta-feira, dia 10/11, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, participou da abertura do 19º Encontro de Pescadores e Aquicultores na Bahia, que ocorre em paralelo ao 1º Fórum Nacional da Pesca e Aquicultura, em Salvador.
As iniciativas são uma realização da Federação Baiana dos Trabalhadores de Pesca e da Aquicultura (Febape), em parceria com a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico da Pesca e da Aquicultura (Idespa), Seagri, Bahia Pesca e Prefeitura de Itaparica.
A organização espera reunir, nestes dois dias de evento, 1,5 mil participantes para discutir o cenário da pesca no estado e encaminhar medidas de fortalecimento e expansão da atividade. "É sempre muito importante reunirmos todos os elos da cadeia produtiva para debater seus rumos e fico muito feliz de ver, aqui em Salvador, tantos representantes da cadeia da pesca e aquicultura, que é um setor de nosso agronegócio vital para a Bahia e que tem potencial de crescimento imensurável, já que dispomos de um imenso litoral, além de rios de grande porte e de vocação para a aquicultura também", comentou o secretário Wallison Tum.
Após a abertura, o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolim ministrou uma palestra sobre o a "Situação Atual e Perspectivas da Pesca e Aquicultura no Brasil". Logo depois, o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores de Pesca e da Aquicultura, Abraão Lincoln Ferreira, palestrou sobre "A Organização dos Pescadores no Brasil".
No segundo dia de evento, estarão em pauta, ainda, temas como o seguro-defeso, o potencial da atividade da pesca e aquicultura no estado, além do trabalho das tradicionais mulheres marisqueiras baianas. "Precisamos aprofundar as discussões sobre nosso setor, com urgência. O Brasil é um dos poucos países do mundo com possibilidade de multiplicar sua produção de pescado. Com a recriação do Ministério da Pesca, renova-se a esperança dos pescadores de que a atividade volte a fazer parte das políticas do governo federal", ressalta o presidente da Febape, também conhecido como Carlinhos da Pesca.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.