"O diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de cura. Cada uma de nós tem o poder de ser agente de mudança na própria vida e na vida das pessoas ao nosso redor, promovendo a conscientização e incentivando práticas preventivas", disse Laisa Lopes, servidora municipal, nesta sexta-feira (27), ao participar da palestra promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), sobre a importância do autoexame e da realização regular da mamografia. O evento, que integra a Campanha Outubro Rosa, ocorreu na Semaurb, e reuniu profissionais da secretaria que buscavam informações e mais conscientização sobre o tema.
A palestra, a cargo da enfermeira Marília Andrade, abordou desde questões técnicas a respeito da doença aos cuidados preventivos de primeira ordem a serem tomados. A profissional de saúde ressaltou a importância dos exames de rotina e consulta anual. "É fundamental que as mulheres estejam conscientes da importância da auto examinação, prevenção, investigação e conhecimento de seus corpos, especialmente das mamas. A prevenção é recomendada a partir dos 40 anos com mamografias, mas mulheres mais jovens também podem se prevenir realizando ultrassonografias mamárias a Sesau tem mastologistas e ultrassonografias disponíveis. As mamografias são realizadas pelo Instituto Ivete Sangalo, responsável pelos exames e o agendamento pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou diretamente no Instituto", disse.
As servidoras ainda ouviram o depoimento da odontóloga Lorena Selma que falou sobre a importância de realizar o exame de câncer de mama. "Eu tinha 36 anos quando fui diagnosticada com câncer de mama em 2015. Estava amamentando, tinha duas bebês e o início foi realmente um choque, muito difícil porque tive aquela sensação de que iria morrer, aquele medo de que deixaria meus filhos pequenos sem uma mãe. Em seguida, veio a fase de aceitação, que é desafiadora. Depois, fui em busca de forças, acreditando em Deus, acreditando que era possível, lutando pela vida. Fiz quimioterapia, cirurgia, removi as duas mamas, fiz radioterapia e hoje estou aqui contando a história. A prevenção é muito importante para o diagnóstico precoce. As mulheres devem fazer o autoexame, além de mamografia, procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência", alertou Lorena.
Estatísticas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o terceiro que mais mata pessoas no mundo. O Outubro Rosa é uma campanha que visa alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento foi encerrado com a distribuição de brindes e sorteios além de um delicioso café da manhã.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.