A atualização da contratualização entre o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) e a Prefeitura de Petrolina/PE, objetivando a ampliação da destinação de recursos no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), foi o ponto de pauta principal durante reunião entre gestores do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira, 26.
Recepcionado pelo superintendente Julianeli Tolentino e pelos gerentes de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, e de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana, o secretário de Saúde do município de Petrolina, João Luís Barreto, esteve acompanhado da secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, e da secretária executiva de Gestão em Saúde, Cássia Maria Feitosa.
Na ocasião, foram discutidos os indicadores de produção assistencial do HU-Univasf frente às necessidades de atenção à saúde de Petrolina e também dos municípios que compõem a oitava Região de Saúde de Pernambuco. Entre as discussões relacionadas à repactuação, houve contribuições do chefe da Divisão de Enfermagem, Saulo Xavier, do chefe da Divisão Médica, Pedro Diniz, e do chefe do Setor de Governança e Estratégia, André Camilo Coelho.
O HU recebe mensalmente recursos referentes ao teto financeiro MAC (Média e Alta Complexidade), oriundos do Ministério da Saúde e repassados pelo município de Petrolina. Com o aumento populacional, crescimento da demanda por atendimentos e mudanças inflacionárias, representantes das duas instâncias estão dedicando esforços para revisão do valor de financiamento. Para tanto, foi definido um grupo de trabalho para finalização de um documento oficial que retrate o atual contexto e aponte as necessidades de renovação dos recursos.
"Quando o grupo de trabalho concluir a elaboração do documento, até a primeira quinzena de novembro, faremos a análise final e providenciaremos a apresentação junto à Ebserh e ao Ministério da Saúde com a finalidade de obter um incremento financeiro vinculado à contratualização com o município. Isso é muito importante para a sustentabilidade dos nossos serviços, possibilitando atendimentos com maior qualidade", evidenciou o superintendente do HU, Julianeli Tolentino.
"Em mais uma oportunidade de diálogo com a gestão do HU-Univasf, estamos repactuando o nosso contrato, sobretudo em um contexto pós-pandemia, bem como defendendo a ampliação do teto MAC por parte do Ministério da Saúde. É mais que necessário discutirmos os números e as metas, indicando-os às esferas federal e estadual, para que tenhamos êxito na composição financeira e estrutural diante da evolução dos serviços prestados na região", situou o secretário de Saúde do município de Petrolina, João Luís Barreto.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.