Alunos do curso de Direito da Faculdade UniFTC Petrolina participaram no auditório da instituição, nesta terça-feira (17), de mais um encontro preparatório para a realização da 4º edição do Júri Épico, maior evento acadêmico, jurídico e cultural do Vale do São Francisco, que acontecerá este mês.
A palestra contou com as presenças de advogados criminalistas e profissionais consolidados no meio jurídico do Vale do São Francisco, como, o Dr. Marcílio Rubens, Dr. Caio Guerra e Dr. Henrique Machado.
Na oportunidade, os especialistas falaram sobre a carreira na seara criminal, como também aproveitaram para tirar dúvidas dos futuros profissionais.
O advogado criminalista, Dr. Henrique Machado, ressalta que o momento é perfeito para proporcionar uma bússola para o aluno. "Isso permitirá a ele ter uma direção clara em relação à carreira jurídica,e, mais especificamente, compreender o que significa ser um advogado criminalista. Através dessa experiência e ao entrar em contato com a carreira, eles podem determinar se este é o caminho que desejam trilhar, ou até mesmo o contrário. Os estudantes vão ter o contato com nossas vivências e compreender o que nos guiou até aqui", enfatizou.
Os advogados abordaram vários tópicos essenciais, dentre eles, a formação, o início da advocacia, destacando quais as dificuldades mais comuns durante a trajetória, como também compartilharam várias ideias inovadoras e informações da área criminal.
"Eu já faço estágio na área e é sem dúvidas, um momento muito enriquecedor e importante para o futuro profissional. A atuação no campo criminal é bem ampla e podemos ter direcionamento mais objetivo ouvindo experiências de grandes profissionais", disse a aluna do 6º período do curso de Direito na UniFTC, Fernanda Moreira.
A estudante de outra instituição de ensino superior da região, Cecilia Barroso, destaca a importância do encontro. "Eu quero fazer concurso para delegada, mas a gente não sabe o que vai acontecer, e estas ocasiões nos ajudam bastante. Podemos nos identificar com outra área no meio do caminho resolver mudar. É um evento que transmite muito conhecimento", comentou.
A prévia para o Júri Épico possui um caráter duplo, informou o coordenador do curso de Direito da UniFTC, Mário Cleone. "Os estudantes terão a percepção das carreiras jurídicas com advogados criminalistas. Por outro lado, também serve como um momento de preparação para o Júri Épico. É um encontro relevante e dinâmico que facilita o desenvolvimento do potencial e das vocações que os estudantes almejam na sua futura profissão. Com isso, poderão enxergar com mais clareza fora do ambiente de sala de aula e ouvindo inspirações de renomados advogados", concluiu.
Júri Épico reúne grandes nomes do Direito
A edição comemorativa dos 100 anos da nomeação de Dom Antônio Maria Malan (Dom Malan), como Bispo Diocesano de Petrolina, está marcada para acontecer nos dias 27 e 28 de outubro, no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão PE), campus Petrolina.
Neste ano, está no banco dos réus o sacerdote católico brasileiro, Padre Cícero, conhecido por muitos como Padim Ciço. Ele exerceu grande influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e na região Nordeste no final do século XIX. Na época foi acusado de proclamar falsos milagres, incentivar o fanatismo popular e de se beneficiar da devoção de milhões de seguidores. As inscrições para o Júri Épico podem ser realizadas pelo link https://unif.tc/IVedicaojuriepico.
O objetivo do Júri é promover a pedagogia jurídica através da Metodologias Ativas e interdisciplinaridade entre o Direito, cultura e arte, além de integrar a comunidade acadêmica com profissionais de diversas instituições jurídicas.
O projeto acadêmico é coordenado pelo advogado e professor da UniFTC, Anderson Araujo, comandado pelos alunos do curso de Direito da UniFTC e de outras instituições de ensino superior, juntamente com a Escola Superior da Advocacia de Pernambuco (ESA/PE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Petrolina).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.