Mais de 100 estudantes sentoseenses das redes municipal e estadual de ensino participaram da 2ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) neste sábado (7).
As provas que, nesta fase, contam com seis questões discursivas, foram aplicadas no Colégio Municipal Custódio Sento-Sé das 14h30 às 17h30.
Na 1ª fase da Obmep 2.562 alunos da rede municipal de ensino dos 6º ao 9º anos participaram da provas, destes 159 passaram para a 2ª fase, sendo 86 alunos participantes do Nível 1, voltado para alunos dos 6º ao 7º ano, 73 alunos participantes do Nível 2, voltado para alunos dos 8º e 9º anos e mais 53 alunos da rede estadual de ensino para as provas de Nível Médio, voltados para todos os anos do ensino médio, totalizando 212 alunos aptos para a 2ª fase, mas apenas 107 alunos compareceram neste sábado para fazer as provas.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) além de preparar e incentivar os alunos a participarem da Obmep também da todo o suporte logístico de transporte e alimentação para os alunos do interior virem até a sede para fazer as provas. "A Obmep desperta nos estudantes a importância da Matemática para o dia a dia. Incentivamos os os nossos alunos a participarem deste grandioso evento, pois acreditamos no potencial deles e na qualidade da educação que a gestão municipal desenvolve em Sento-Sé", destaca o Secretário.
A coordenadora do centro de aplicação da OBMEP em Sento-Sé, Maria de Fátima Oliveira Muniz de Carvalho, destaca a importância e as premiações da Obmep. "Os alunos disputam 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze, além de 45 mil menções honrosas", disse a coordenadora, acrescentando que a partir desta edição, os estudantes também poderão ser premiados regionalmente com medalhas de ouro, prata ou bronze.
Destaque - Sento-Sé tem um histórico de sucesso na Obmep, uma vez que o estudante sentoseense Alysson André A. de C. Paes Landim, foi medalhista por três anos consecutivos: em 2022 conquistou a medalha de prata, em 2021 conquistou medalha de ouro em, em 2020 a competição não aconteceu, e em 2019 conquistou medalha de bronze.
Obmep - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A competição é considerada a maior disputa científica do País, pois alcança estudantes de todos os municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. Ao todo mais de 18 milhões de estudantes de todo País se inscreveram na competição deste ano.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.