Com ações lúdicas e educativas, escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro celebram a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto "Sinal verde – Vivenciando educação no trânsito", que leva informações sobre iniciativas de convivência harmoniosa, atitudes seguras e solidárias no trânsito, de forma lúdica e divertida para alunos da rede municipal.
Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT), a iniciativa conta com palestras educativas, abordando o tema da campanha nacional deste ano, 'No Trânsito, Escolha a Vida', além de oferecer simulações do cotidiano nas vias públicas, com orientações sobre prevenção de possíveis acidentes e o incentivo à cultura de segurança e responsabilidade no trânsito.
Nesta segunda-feira (25), a programação aconteceu na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, e contou com a participação de João Carlos de Souza, supervisor de Educação para o Trânsito da CSTT.
"A ação de hoje é a continuidade das atividades desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito, considerando que já realizamos várias iniciativas, como blitz educativas, palestras em escolas e empresas, fórum, passeio ciclístico, entre diversas outras ações que seguirão acontecendo. Levar informações para os alunos é muito importante, pois desenvolve a consciência cidadã e ética na educação do trânsito, desenvolvendo um trabalho preventivo, na construção de valores que respeitem a preservação da vida", disse João Carlos.
A estudante de 11 anos, Marília Gabriela, escreveu uma paródia sobre a temática da programação e compartilhou o que aprendeu com a iniciativa. "Eu escrevi a paródia a partir do que aprendi sobre um bom comportamento no trânsito, como respeitar o semáforo, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, não dirigir alcoolizado, se tiver criança pequena, usar a cadeirinha, e sempre usar o cinto de segurança", contou Marília.
O estudante, Gabriel Henrique, de 12 anos, confeccionou um carro utilizando papelão e avaliou a experiência. "Eu gostei demais de fazer esse carro e poder aprender mais sobre o trânsito. Eu ando bastante de bicicleta, e aprendi várias informações sobre como evitar acidentes no trânsito, ter mais atenção, me proteger melhor. Foi muito bom", declarou Gabriel.
As Escolas Municipais Professora Haydée Fonseca Falcão, Família Unida, Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes, e Emei Caic Misael Aguilar, participaram da programação alusiva a Semana Nacional do Trânsito, que segue com ações até o mês de outubro, nas Escolas Municipais Presidente Tancredo Neves, Professora Maria de Lourdes Duarte, Professor Crenildes Luís Brandão, Guiomar Lustosa Rodrigues, Pedro Raimundo Rêgo, Celso Cavalcante de Carvalho, e Estação do Saber José Carlos Tanuri.
--
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.