Sindsemp realiza assembleia para deliberar filiação à Fetampe e a escolha dos membros para a reforma estatutária

06 de Sep / 2023 às 18h30 | Variadas

Nesta quarta-feira (6), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) realizou uma assembleia geral extraordinária para discutir alguns informes, como a plenária que vai discutir o precatório do Fundef e a verba do Fundeb, que será realizada no dia 15 de setembro. Além de deliberar a filiação à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal do Estado de Pernambuco (Fetampe) e a escolha dos membros para a reforma do novo estatuto do sindicato.

Estiveram presentes no momento, toda a diretoria executiva do Sindsemp, servidores públicos municipais de diversas categorias e a presidente da Fetampe e diretora executiva da CUT Pernambuco, Ana Isabel Cavalcanti, que conversou com os trabalhadores sobre a importância de unir forças para reforçar a luta pelos direitos dos servidores públicos. Logo após, os servidores votaram a favor da filiação à Fetampe por maioria.

Para Ana Isabel, a chegada dos servidores públicos de Petrolina é extremamente importante, a fim de somar forças a esse grupo que já é constituído há 10 anos.

"Hoje, nós já temos quase 40 sindicatos filiados à Federação e acredito que é de suma importância para o Sindsemp se unir a esse grupo para construirmos estratégias, avançando na luta do serviço público municipal, a nível estadual, e do Brasil também. Essa organização fortalece a luta, mostra a todo o estado a força que esses trabalhadores têm e a importância deles para que os municípios caminhem. Então, nós precisamos estar alinhados e organizados para caminharmos em uma linha mais reta e, assim, conseguirmos o nosso objetivo, que é construir, organizar e fortalecer a luta do movimento sindical no serviço público no estado de Pernambuco", ressalta a presidente da Fetampe.

A sindicalista, que também é diretora executiva da CUT Pernambuco, ainda destacou que a filiação à Fetampe não tem custo algum aos servidores, já que cada sindicato filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) contribui com 10% da receita e esse percentual é redistribuído para as federações e confederações.

Após a deliberação sobre a Fetampe, os servidores votaram para escolher os dois membros que vão compor a comissão de reformulação do estatuto do Sindsemp, onde, conforme o próprio estatuto atual, já conta com três membros da diretoria executiva do sindicato: Walber Lins, Edson dos Santos e Inês Silva, além de dois membros do conselho fiscal: Rômolo Rodrigues e Dilma Alves.

Durante o momento, quatro servidores se candidataram para compor as vagas na comissão e a técnica em enfermagem, Margareth do Amaral Bezerra recebeu 101 votos, seguida pelo agente de endemias, Silvanei Machado, com 77 votos, ambos foram os mais votados. A agente comunitária de saúde, Maria de Fátima Amorim, recebeu 71 votos e a servidora da mesma categoria, Elizabeth Torres, obteve 53 votos.

Antes do término da assembleia, o diretor de assuntos jurídicos, Edson dos Santos, cumprimentou todos os presentes e também se pronunciou, fazendo um balanço sobre a trajetória do Sindsemp na luta sindical e reforçando a importância de somar forças nas conquistas pelo direito do servidor.

"Quando a gente busca o nosso histórico no sindicato, na luta pelo piso nacional da categoria dos agente comunitários de saúde e endemias, a gente vê essa força total. Também mandamos os servidores para Brasília, para defender o piso da enfermagem. Agora temos outra pauta em Brasília, onde precisamos trabalhar, que é a pauta dos técnicos administrativos, além do piso nacional dos servidores da odontologia. Então, quando a gente vê todo esse cenário, que tem que se buscar, que é preciso botar o pé na estrada para discutir os recursos, temos a necessidade de ser filiados à Federação, à Central Sindical, a fim de buscar a força necessária para representar muito melhor o servidor público municipal. Portanto, hoje eu saio daqui feliz, porque o Sindsemp dá um passo importante. O sindicato está dizendo que está aberto para instâncias a nível de estado e nacional, e é desse jeito, nesse passo, nesse tom, que nós vamos construir a luta sindical aqui em Petrolina".
 

Ascom Sindsemp

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.