Prefeitura de Juazeiro orienta sobre os riscos de promover queimadas em terrenos baldios

01 de Sep / 2023 às 12h34 | Variadas

A utilização de fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo, infelizmente, são práticas ainda comuns em Juazeiro. Essa ação coloca em risco as vidas dos seres humanos e animais, além de causar danos à saúde, prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), orienta a população a evitar as queimadas na cidade, em virtude do período de estiagem. É comum, neste período, a vegetação em geral ficar mais seca, aumentando a probabilidade de incêndios nestas áreas, colocando em risco vidas, bem como as residências e fiações que estiverem no entorno.

Segundo a Lei Municipal nº 016/2016, são infrações administrativas passíveis de pena de multa: utilizar-se do fogo como método facilitador de capinação e/ou limpeza de terrenos; queimar resíduos; provocar incêndio em matas, florestas e/ou demais formas de vegetação nativa em qualquer estágio de desenvolvimento, localizadas ou não em áreas de preservação permanente e/ou áreas ambientalmente protegidas; entre outras ações e omissões que ocasione queimadas.

De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, as queimadas urbanas também afetam a saúde pela poluição do ar. "Infelizmente, as pessoas queimam lixo constantemente em terrenos, sendo que a maioria desses resíduos jogados nesses locais o carro que faz a coleta do lixo domiciliar pode transportar. Mas, por algum motivo ou até por falta de informação, se tornou um ato cultural e corriqueiro em nosso município. Quando há queima de resíduos, principalmente aqueles compostos de materiais plásticos e borrachas, além de produzir fumaça, fuligem e poluir o ar, estes liberam substâncias cancerígenas", alerta o secretário de meio ambiente.

Prejuízos
Entre os prejuízos ocasionados pela prática de queimadas, destacam-se o comprometimento da qualidade do solo, da água, da vegetação e do ar. Diretamente ao ser humano a fumaça pode agravar doenças respiratórias, além de que o fogo pode causar danos materiais, atingindo casas, plantações e rede elétrica.

Trabalho de conscientização
Desde o início deste ano a Semaurb vem fazendo um levantamento dos terrenos baldios, com o objetivo de identificar quem são os proprietários para que eles providenciem a retirada da sujeira e o cercamento ou construção de um muro no local. A fiscalização ambiental através de rondas e atendimento a denúncias, também vem realizando um trabalho de orientação e coibição de queimada de lixo nos terrenos e, quando necessário, a aplicação das penalidades previstas em lei, como notificação e auto de infração de multa.

Denuncie-Caso se depare com um incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros 193, Guarda Municipal 153 ou Defesa Civil (74) 9931-2210. Para denúncias entrar em contato com a Semaurb pelo telefone (74) 3612-3581, tendo em mãos o endereço correto e um ponto de referência.

 

 Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.