Você conhece a Odontologia Miofuncional? É uma filosofia de tratamento que tem o objetivo de reeducar os músculos orofaciais e a língua, favorecendo as funções relacionadas à mastigação, deglutição e fala. O equilíbrio dessas funções musculares desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde bucal e na prevenção de diversas condições odontológicas.
De acordo com Samara Queiroz, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o mal posicionamento da língua, lábios e músculos mastigatórios pode levar a problemas ortodônticos, favorecendo má oclusão (como sobremordida, mordida aberta ou cruzada, prognatismo, diastemas), disfunções da articulação temporomandibular (ATM), ronco, bruxismo e até mesmo distúrbios respiratórios como apneia do sono.
O mau desenvolvimento dessa musculatura, informa a especialista, facilita que músculos da orofaringe relaxem, promovendo roncos, obstruindo as vias aéreas e causando uma pausa respiratória chamada Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. "Além disso, esses desequilíbrios musculares podem afetar a postura facial e até mesmo a estética do sorriso".
Tratamento-O objetivo é reeducar a musculatura orofacial, restabelecer o equilíbrio muscular, melhorar a função e promover a saúde, através da correção dos maus hábitos miofuncionais."Com os corretos hábitos miofuncionais, há o fortalecimento dessa musculatura, o que impede que ela cause essa obstrução da traqueia durante o estágio de relaxamento natural do sono, evitando a apneia do sono, e podendo até acabar com o ronco, já que o mesmo ocorre como sinal de uma flacidez muscular", afirma Samara.
Ela explica que, além de exercícios terapêuticos, orientações posturais, são instalados aparelhos intraorais desenvolvidos para evitar o mau hábito. "Geralmente o paciente precisa utilizar esses aparelhos por algumas horas durante o dia, além de repetir os exercícios passados pelo seu dentista".
Samara Queiroz, que também é professora do curso de Odontologia no Centro Universitário de Excelência - Unex, em Vitória da Conquista, destaca que a proposta da Odontologia Miofuncional é direcionar o crescimento e desenvolvimento das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular, o que permite o alinhamento e nivelamento natural dos dentes dos pacientes.
"Promove o correto crescimento dos maxilares, dando espaço para que os dentes se acomodem organicamente e fiquem adequadamente alinhados e nivelados. Ajuda a desenvolver práticas melhores, o que favorece um crescimento e desenvolvimento dentofacial mais adequado",frisou.
Técnica beneficia todas as idades-A intervenção é especialmente eficaz em crianças, que ainda estão no processo de desenvolvimento, porém traz benefícios para todas as idades. Essencialmente,trata a respiração bucal, a deglutição atípica e o posicionamento incorreto da língua. "Com isso, ela atua na saúde integral do paciente, trazendo mais qualidade de vida, melhorando inclusive a qualidade de sono", disse a professora da Unex em Vitória da Conquista.
Os Ortodontistas e os cirurgiões-dentistas, capacitados para o mesmo, podem atuar diretamente na causa dos problemas ortodônticos e odontológicos dos seus pacientes, tratando assim, os maus hábitos miofuncionais, além de criar um tratamento personalizado para cada paciente.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.