Na Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira, dia 10, na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilmar Santos, através do Requerimento nº 408/2023, cobrou, em regime de urgência, explicações sobre a reforma do prédio do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), que foi entregue no final de 2019, mas, em menos de um ano, foi condenado pela Defesa Civil, por oferecer riscos aos profissionais e usuários.
Segundo o vereador, a prefeitura teve um gasto de R$1 milhão e mais de 200 mil com essa estrutura, que encontra-se abandonada.
Em visita de fiscalização à unidade, que está funcionando na Rua Presidente Dutra, nº290, Centro, o vereador constatou "in loco" que as condições em que se encontram as instalações do prédio, impossibilitam o atendimento aos pacientes com qualidade e dignidade. Conforme Gilmar, o novo local é uma casa alugada, que não possui qualquer sinalização, com salas muito pequenas e espaços inadequados, que dificultam a boa prestação do serviço por parte dos profissionais.
O parlamentar afirma que a unidade conta com uma super demanda e uma equipe de profissionais reduzida, além da falta de medicamentos. O espaço também não possui áreas de lazer e cultura, importantes para melhorar o acolhimento, acompanhamento e a integração desses usuários. O edil, que já havia realizado denúncias sobre a pauta nas suas redes sociais, destaca a importância do município no tratamento humanizado de dependentes de álcool e outras drogas.
"Com a reforma psiquiátrica e os avanços da luta antimanicomial, mais do que nunca, defender o CAPS AD é lutar pela dignidade das pessoas que são acolhidas pelo espaço público. Vamos continuar averiguando com a atenção necessária e cobrando, para que medidas sejam tomadas", ressaltou. Como novo presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, o professor Gilmar Santos afirma que vai intensificar as fiscalizações na área e continuar exigindo que a Prefeitura tome providências urgentes.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.