O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado do Engenharia Elétrica (Cenel), foi eleito 2º vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (APC) para o biênio 2023-2025.
A nova diretoria da entidade, eleita na segunda-feira (7) em reunião extraordinária realizada no Recife (PE), tem como presidente o docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anderson Stevens Leônidas Gomes.
Helinando de Oliveira é membro titular da APC desde janeiro de 2021 e ocupa a 19º cadeira na instituição. De acordo com ele, entre as principais propostas da nova diretoria da APC destacam-se o estabelecimento de políticas de integração com jovens cientistas e com a sociedade em geral e a promoção de ações de interiorização da entidade, através da promoção regular de eventos científico-culturais no interior do estado.
“É uma dupla responsabilidade: representar o interior do estado na Academia e agora com a missão de integrar a diretoria e promover a interiorização da APC, incluindo o sertão no mapa de eventos. Para a Univasf é fundamental se fazer presente e representada como uma instituição que veio ao interior do Brasil desenvolver ciência de qualidade”, afirma.
Professor titular da Univasf, Helinando de Oliveira é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Física, também pela UFPE, e fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Oliveira é o fundador da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), primeira pós-graduação da Univasf, a qual ele coordenou entre 2007 e 2011. Oliveira foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, de 2012 a 2016. Com uma pesquisa que desenvolveu um tecido de nanofibras utilizável em curativos, o docente foi responsável pela conquista da primeira carta patente da Univasf. Recentemente, obteve a concessão de mais uma patente, a quinta patente da Univasf. O professor é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mantém colaboração científica com pesquisadores de diferentes países, além de coordenar o grupo de pesquisa em Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos.
Academia Pernambucana de Ciências – Sociedade civil de natureza científica e sem fins lucrativos com sede em Recife (PE), a APC tem por finalidade promover o desenvolvimento de todos os setores do conhecimento humano, visando também a prestação de serviços à sociedade, seja por seus próprios recursos, seja em colaborações ou financiamentos públicos ou privados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.