A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vai realizar nesta quinta-feira (10), a cerimônia de premiação da etapa local do 'Prêmio MPT na Escola – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil', iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com estados e municípios.
A solenidade vai acontecer no auditório da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, às 8h.
O projeto visa ampliar o debate sobre o trabalho infantil na sociedade e promover o combate a esta prática, através de atividades artístico-culturais desenvolvidas no espaço escolar. O concurso tem abrangência nacional e seleciona os melhores trabalhos de estudantes da rede pública sobre temas como aprendizagem profissional, combate ao trabalho infantil e segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
"O projeto está voltado, primordialmente, para a promoção de direitos, visando o empoderamento dos alunos. Pensando nesta mobilização, a Seduc e o MPT uniram esforços com a comunidade escolar para garantir a participação dos estudantes da rede municipal de ensino e combater o trabalho infantil. Em 2022, graças ao empenho dos estudantes, gestores, professores e coordenadores pedagógicos, Juazeiro garantiu a terceira colocação na etapa nacional e esse ano queremos repetir o resultado", disse a coordenadora do projeto, Michele Viana.
Classificados para a etapa estadual do Prêmio na categoria música, Ícaro Rafael Ferreira e Ingrid Raiane da Luz, já estão ansiosos para defender o Juazeiro no concurso. "Eu espero representar bem a minha escola e ganhar o concurso, porque é muito importante falar sobre esse tema e explicar para as pessoas que as crianças não podem trabalhar", disse Ícaro, que é aluno da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI. "Essa foi a primeira vez que fiz uma música e estou muito feliz por ter sido escolhida para representar a minha escola", acrescentou Ingrid, estudante da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte.
O Prêmio
O 'Prêmio MPT na Escola 2023 – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil', está dividido em três grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil na reciclagem; estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, com abordagens sobre a profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional; e o terceiro grupo, composto por estudantes de 8º e 9º ano do ensino fundamental, com produções sobre a segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
Etapas do concurso
O concurso passa por etapas eliminatórias Municipal, Estadual e Nacional. Ao final são selecionados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes de todo o Brasil. Poderão ser apresentados trabalhos nas categorias conto, poesia, música e desenho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.