Com o objetivo de aprimorar a cultura de segurança, aumentar a eficiência, a qualidade do compartilhamento das informações e a definição de responsabilidades entre a equipe, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está implementando a metodologia Huddle em sua Emergência.
O Huddle é uma ferramenta que permite o gerenciamento ágil de problemas específicos no setor, otimizando os fluxos internos, reforçando a qualidade do atendimento e a segurança do paciente.
A ideia original surgiu do Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma instituição americana que promove a ciência para aperfeiçoar resultados na saúde e assistência médica em todo o mundo.
A expressão "Huddle" significa, literalmente, "aglomerado". No esporte, representa o momento em que a equipe se reúne para formular estratégias, motivar ou celebrar. Na área da saúde, não é diferente. O Huddle consiste em uma breve reunião, de 10 a 15 minutos, realizada diariamente para gerenciar a qualidade do serviço e a segurança do paciente, incluindo uma revisão dos processos padronizados.
"A orientação é que as reuniões sejam de curta duração, possibilitando às equipes a troca de informações relacionadas aos pacientes, como também informações sobre a infraestrutura, prezando pela qualidade dos serviços prestados e da segurança do paciente. A implementação do Huddle na Upa 24h também ajudará bastante na rotatividade de leitos", explica a coordenadora multidisciplinar, Fátima Michelle.
A primeira reunião do Huddle na UPAE aconteceu nesta terça-feira (01), com representantes de todos os setores que compõem a emergência. De agora em diante, esses encontros serão diários, de segunda a sexta-feira, prioritariamente pela manhã, para promover o compartilhamento e a integração de informações.
O Huddle faz parte das ferramentas de Comunicação Efetiva, que está entre as seis metas internacionais de segurança do paciente.
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