O apoio à prestação dos serviços do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) foi evidenciado durante reunião da CRIE (Comissão de Co-Gestão da Região Interestadual de Saúde do Vale Médio São Francisco), na tarde da segunda-feira (31), no Cineteatro da Univasf.
O superintendente Julianeli Tolentino e o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, relataram as conquistas alcançadas nos últimos meses e os desafios que precisam ser enfrentados com a participação de todas as esferas de governo, cujos representantes se colocaram à disposição para encontrar soluções a exemplo da contratualização de novos leitos. Houve participação remota também do gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Lima, relatando a importância da formação de residentes e demais estudantes para o fortalecimento da saúde regional.
Com a presença das secretárias de Saúde dos estados de Pernambuco e Bahia, Zilda Cavalcanti e Roberta Santana, bem como do reitor da Univasf, Telio Leite, de representantes do Ministério da Saúde, VIII Geres, Secretarias Municipais de Saúde de Petrolina, Juazeiro e de outros municípios da Rede PEBA, foram discutidas pautas como o serviço de neurocirurgia, ampliação de recursos voltados à média e alta complexidade na Saúde e fluxos de regulação de pacientes.
"As equipes do Hospital Universitário estão fazendo o melhor possível para prestar toda a assistência necessária aos pacientes, uma vez que nossa principal preocupação é recebê-los bem e darmos a resolutividade aos seus casos clínicos, sobretudo por sermos um hospital de porta aberta. No entanto, há a necessidade de implantação de novas unidades de saúde a nível municipal e estadual na região para acompanhar a demanda gerada pelo crescimento populacional", destacou o superintendente Julianeli Tolentino.
Avanços e pactuações-Os membros da CRIE PE/BA salientaram o simbolismo desta nova fase de reuniões da Comissão, com o engajamento e efetiva participação das instâncias de gestão dos dois estados da federação em uma região singular e distante geograficamente das capitais Recife e Salvador. Os discursos pontuaram a necessidade de integração e colaboração entre todos os serviços, com a compreensão compartilhada de que os atendimentos da atenção básica afetam diretamente o funcionamento dos maiores níveis de atenção à saúde.
A diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro, ressaltou a relevância do HU-Univasf: "A Ebserh, por meio do Hospital Universitário, possui uma atuação potente no fortalecimento do SUS e será crucial para o avanço da região de saúde interfederativa".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.