Após uma extensa programação voltada ao fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), encerrou as ações do Julho das Pretas.
No sábado (29), a Diretoria de Diversidade da Sedes, através da Supervisão de Igualdade Racial, realizou o Torneio das Pretas no Quilombo Rodeadouro, com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). "Esta foi uma forma de fortalecimento de vínculos e potencializou as mulheres pretas no esporte", destacou o responsável pelas Políticas da Diversidade, Andrey Anthonny. Três times participaram do torneio. Ao final houve ainda a apresentação do Samba de Véio do Rodeadouro.
Outras ações-Na última sexta-feira (28), foi realizada uma apresentação teatral com a proposta de provocar uma reflexão do processo de escravidão no Brasil. Com o espetáculo "Liberdade Raiou, igualdade não", da Cia 1º Ato, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Durante o mês de julho, a gestão Suzana Ramos, por meio da Sedes, desenvolveu uma programação com foco na conscientização da mulher preta, realizando ações alusivas à campanha. A programação iniciou no dia 2 de julho, com o Novenário a Santa Isabel, padroeira do Quilombo Alagadiço. No sábado e domingo, dias 22 e 23, a Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da Sedes realizou no Quilombo Alagadiço, cursos gratuitos de empreendedorismo como: fabricação de salgados diversos, sequilhos, sandálias personalizadas e tranças e turbantes.
Na última terça-feira (25), mulheres de vários quilombos do município como Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas, receberam atendimento de saúde bucal com a Unidade Móvel Odontológica, uma parceria entre Sedes e Secretaria de Saúde.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.