Frei David e mais 30 advogados afros entram na justiça contra Caixa Econômica Federal em Salvador

31 de Jul / 2023 às 07h32 | Variadas

Mais de 30 advogados/as, Afros da EDUCAFRO Brasil, da Regional Bahia, com a presença do Frei David, ingressarão nesta segunda-feira, 31/07 às 10:30h, na justiça federal, contra a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, com uma ação civil pública, por danos coletivos contra a comunidade Afro-brasileira.

Nesta ação, a EDUCAFRO Brasil, requer uma indenização de R$49.500.000,00 - diante do fato ocorrido dentro de sua agência - Relógio de São Pedro - Salvador - BA, pela prática de racismo contra o empresário negro, Crispim Terral de Souza.

Este valor será destinado para bolsas de estudo para afros, no Brasil e no exterior.

Na ocasião os advogados/as Afros estarão, presencialmente, na justiça Federal da Bahia e convocam toda a sociedade antirracista para participarem de um ato simbólico no local.

O CASO

Em relato nas redes sociais em 2019, o empresário Crispim Terral, de 34 anos, demostrou indignação com um episódio ocorrido em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Salvador, na Bahia. Segundo Crispim, ele foi ao banco oito vezes, não conseguiu ser atendido, e sofreu racismo por parte dos funcionários. O empresário teria insistido pela atenção do gerente, que chamou um policial militar para tirá-lo da agência.

Nas imagens, o policial chamado pelo gerente da CEF aparece aplicando um golpe de mata-leão em Crispim. A filha do empresário estava presente durante o ato e fez a filmagem.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.