Fechado para reforma há mais de quatro anos o Centro de Cultura João Gilberto finalmente será entregue à comunidade artística e à sociedade juazeirense na noite do próximo sábado (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues.
A informação foi confirmada à reportagem da Rede GN pela própria assessoria do governador.
Na manhã do último dia 18 o Centro de Cultura João Gilberto recebeu a escultura de João Gilberto, do artista plástico juazeirense, Lêdo Ivo.
A obra de mais de 200 quilos chegou ao local com o apoio de um guindaste cedido pela Codevasf e foi colocada no Jardim do Centro de Cultura.
A escultura de quase três metros ficará em exposição por um período de um ano, no jardim do Centro de Cultura, como uma homenagem do artista à reabertura do João Gilberto, que foi totalmente reformado e requalificado pelo Governo do Estado da Bahia.
Segundo Ledo Ivo, o monumento ao pai da Bossa Nova, criado em 2005, já circulou em vários espaços da cidade de Juazeiro, a exemplo da antiga Estação Ferroviária e o Bairro do Angari, mas nunca tinha sido levada ao Centro de Cultura João Gilberto. “ Quem sabe, no futuro, a escultura não seja incorporada ao espaço?” brincou Lêdo Ivo, que acredita que a obra tem tudo haver com o espaço, sendo um atrativo para o público visitante.
João Leopoldo, Diretor do Centro de Cultura João Gilberto falou da sua satisfação em receber a escultura do ilustre juazeirense: “ Muito feliz com a parceria, a sensibilidade e o esforço de Lêdo Ivo em trazer a escultura de João Gilberto para o João Gilberto, sobretudo, nessa nova fase do nosso equipamento cultural, que em breve será entregue a comunidade artística.”
Lêdo Ivo, agradeceu a Superintendência da Codevasf de Juazeiro pela parceria no transporte da escultura e pelo apoio dos amigos, Jaime Badeca e a professora Grota Benvindo, que articulou junto a Codevasf, a vinda da Estátua para o Centro de Cultura João Gilberto.
Lêdo Ivo é um artista plástico nascido em Lagoa da Pedra, distrito de Maniçoba, Juazeiro, onde teve suas primeiras experiências, ainda menino, com a construção de pequenos bonecos de barro. Aos 22 anos foi morar na França, depois de abandonar, no segundo ano, a Faculdade de Engenharia General Roberto Nuno Lisboa, no Rio de Janeiro.
Na França, Lêdo Ivo teve a oportunidade de trabalhar e desenvolver seu potencial artístico, voltando para sua cidade natal, onde construiu diversas obras, que já fazem parte da paisagem das cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, sendo o “Nego D’água e a Mãe D’água” instalados no Rio São Francisco, os mais vistos e visitados. (Fonte:Ascom/ Lêdo Ivo Fotos: Ian).
Mesmo com a programação de inauguração definida os artistas de todos os segmentos culturais estarão realizando uma manifestação intitulada "Virada Cultural" nesta quinta-feira, dia 27, saindo do Vaporzinho em direção ao Centro de Cultura João Gilberto conforme revelou à nossa reportagem o ator e diretor Devilles Sena.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.