O Curso de Engenharia de Computação da UNIVASF e o CIEB Rui Barbosa estabeleceram mais uma parceria inovadora, desta vez com o objetivo de impulsionar o uso da inteligência artificial (IA) na educação.
Na quinta-feira, 20 de julho, a avaliação da aplicação computacional desenvolvida pelo aluno concluinte do curso, André Martins, sob orientação do Professor Jorge Cavalcanti, marcou mais um passo dessa colaboração visionária.
O projeto consistiu na criação de uma aplicação que visa facilitar o uso do ChatGPT, um protótipo de Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI, para correção de redações e o ensino de produção textual dos estudantes. Com o objetivo de tornar essa ferramenta acessível não apenas para os alunos, mas também para os docentes, a iniciativa busca promover uma nova abordagem no processo de produção textual dos estudantes que se preparam para os desafios do ENEM.
O ChatGPT tem chamado a atenção em todo o mundo por suas respostas específicas e articuladas, mas seu uso nas escolas ainda é incipiente. Com essa parceria entre a UNIVASF e o CIEB Rui Barbosa, pretende-se mudar essa realidade, explorando o potencial dessa tecnologia para aprimorar a avaliação de redações e auxiliar no desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes.
O projeto piloto para redação ocorreu nas dependências do CIEB Rui Barbosa, onde alunos e professores puderam testar a aplicação desenvolvida por André Martins. Durante a avaliação, a ferramenta demonstrou uma capacidade impressionante de analisar, fornecer feedback imediato e apontar erros gramaticais e estruturais nas redações.
O Coordenador pedagógico do CIEB Rui Barbosa, Professor Clériston Andrade, também se mostrou entusiasmado com a parceria. Ele afirmou: "estamos animados com mais essa colaboração pioneira. A aplicação do ChatGPT tem o potencial de elevar a qualidade da produção textual de nossos alunos e, ao mesmo tempo, proporcionar aos professores uma ferramenta valiosa para o ensino de redação e de produções textuais".
"Como professora de Língua Portuguesa e responsável pelas turmas que testaram a aplicação desenvolvida, estou empolgada com os resultados. O ChatGPT pode trazer uma nova dinâmica para as aulas, fornecendo feedback imediato e estimulando a criatividade dos alunos. Essa parceria entre a UNIVASF e o CIEB Rui Barbosa pode contribuir bastante para o ensino de redação, preparando os estudantes de forma inovadora e eficiente para os desafios da escrita no mundo atual", afirmou a professora Jane do Carmo.
Segundo o Professor Jorge Cavalcanti, orientador do projeto, "essa parceria com o Colégio CIEB Rui Barbosa é de grande importância para impulsionar a utilização do ChatGPT na educação. Acreditamos que essa ferramenta tem o potencial de revolucionar a forma como os estudantes produzem e aprimoram seus textos, permitindo um ensino mais personalizado e eficiente". O professor destacou também que parceria similar for feita com a Coordenação do Curso de Licenciatura em História da UPE, só que, nesse caso, a aplicação foi voltada para questões discursivas de história. "Os resultados com os estudantes de História forma bastante significativos e em breve serão publicados", afirmou Jorge Cavalcanti.
Para o estudante e quase engenheiro de computação, André Martins, foi um desafio importante encarar um tema tão relevante e atual no seu projeto de conclusão de curso. "Agora é, a partir das experiências reais vivenciadas nos experimentos com os alunos, aperfeiçoar ainda mais a solução, para torná-la disponível para um público ainda maior e para outras áreas de conhecimento", afirmou André.
A aplicação desenvolvida por André Martins é um passo importante para aproximar a inteligência artificial da sala de aula, permitindo uma correção mais ágil e eficiente de redações, além de incentivar a melhoria contínua das habilidades de escrita dos estudantes. Essa colaboração entre academia e escola demonstra o compromisso mútuo em explorar o potencial das novas tecnologias para o aprimoramento da educação.
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