Juazeiro completa 145 anos. De ponto de Passagem, que ligava o Interior Nordestino, a Terra de oportunidades, Juazeiro ocupa hoje a posição de 126º maior município em população do nosso pais e a 5° do nosso Estado.
Município de desenvolvimento pujante, porém de contradições socioeconômicas gritantes: seu Produto Interno Bruto – PIB é de R$ 20.120,96, sendo que 41,7% da nossa população sobrevive com apenas um salário mínimo e somente 17,7% tem uma ocupação formal (IBGE, 2020 e 2021), dados que demonstram a gritante concentração de renda.
Juazeiro de muitas Culturas, celeiro de figuras destacadas no Brasil – com destaque para João Gilberto e Ivete Sangalo, que moldaram ritmos musicais importantes do país.
Juazeiro de Culturas que sucumbiram a padronização de formas e estilos, porém de resistência vista nas tradições populares do campo e da cidade, que produzem modos de ser, de viver e de existir.
Juazeiro da Resistência Política - de Vargas de 1930 ao período do Carlismo baiano, sempre proclamando em alto som: "com tiranos, não combinam, brasileiros, brasileiros corações". Juazeiro de Esperanças, que mesmo na dor destes últimos tempos da política local, acredita que "apesar de você, amanhã há de ser outro dia".
Parabéns, Terra que abraça seu povo e acolhe quem aqui chega!!! Parabéns, Terra dos levantes contra a insensatez e a crueldade!!! Parabéns às mulheres e aos homens da Esperança e da Utopia, que constroem com suas ideias e suas mãos nosso querido município.
Parabéns a todos e todas que vem tecendo Juazeiro e que nunca estiverem na galeria de seus heróis, mas que com seu sangue e suor fizeram e faz de nosso Município um lugar melhor para vivermos, para amarmos, para sonharmos e para lutarmos.
Juazeiro-Bahia, 15 de julho de 2023
EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT DE JUAZEIRO-BAHIA
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.