O Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – ISMEP, que administra o Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, implementou a metodologia Daily Huddle na Emergência Pediátrica. Neste mês de junho, o método chegou também à Emergência Obstétrica.
O Daily Huddle é uma ferramenta que permite o gerenciamento de problemas pontuais dentro do setor, otimizando fluxos internos, melhorando a comunicação e priorizando as demandas.
Essa metodologia teve origem no Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma instituição americana que busca promover avanços científicos na área de saúde e assistência médica em todo o mundo.
A tradução de " daily huddle" é "reunião diária". É o momento em que a equipe de coordenadores se reúne para formular estratégias, motivar e buscar soluções para as intercorrências que possam surgir no funcionamento da rotina do hospital. O Huddle é uma das ferramentas utilizadas para promover a comunicação efetiva entre as equipes multidisciplinares, contando com gerentes de enfermagem, Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), laboratório, biomagem, fisioterapeuta, nutrição e serviço social.
"A implantação dessa ferramenta possibilita a identificação de problemas estruturais na unidade, a otimização do fluxo interno e a melhoria da segurança e assistência aos pacientes. Como resultado, espera-se a diminuição do tempo de permanência hospitalar e um maior fluxo de pacientes no setor, " explica a enfermeira do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HDM, Claudia Galindo.
As reuniões
A reunião ocorre todas as manhãs, com duração de 10 a 15 minutos, na área verde do HDM e conta com a presença de representantes da pediatria e obstetrícia, realizadas separadamente. A brevidade das reuniões visa agilizar o atendimento e priorizar ações que reduzam o tempo de internação. O momento é para a troca e a integração de informações entre os profissionais.
"Com a implementação do Huddle na Emergência Pediátrica e Obstétrica do HDM, o ISMEP busca fortalecer a qualidade do atendimento, melhorar a gestão interna e garantir a segurança dos pacientes. Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição em promover a excelência na assistência e reforçar a importância da comunicação e do trabalho em equipe na área da saúde, " finaliza Claudia.
HDM
O Hospital Dom Malan é referência em partos de alta complexidade. São realizados em média 500 partos por mês. O HDM atende pacientes dos 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.