Faleceu em Petrolina nesta terça-feira, (27), o arquiteto Cosme Cavalcanti, pai da jornalista Lara Cavalcanti da rádio Petrolina FM, Programa Viva. O arquiteto Cosme Cavalcanti, 70 anos, estava internado desde o dia 1ª de maio, após sofrer três acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e complicações da diabetes.
Nascido em Afrânio e residente desde criança em Petrolina, o arquiteto, paisagista, marchand, promotor e gestor de projetos culturais foi um defensor da cultura e do Museu Pai Chico, localizado no Distrito de Caboclo, em Afranio.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, decretou luto oficial de três dias no município. Na nota, o gestor destaca a contribuição do arquiteto na valorização da cultura.
"Cosme foi um importante defensor da cultura, da arte e incentivador de iniciativas para a preservação da história de sua gente. Ele ainda teve papel atuante na gestão pública, ocupando cargos relevantes como secretário da Prefeitura de Petrolina", diz a nota.
A nota reforça "os imensos serviços prestados pelo respeitado arquiteto ao povo petrolinense, em especial no segmento cultural".
“Recebemos com imensa tristeza a notícia da morte de Cosme Cavalcanti. Ele foi um homem atuante e marcou a história na cultura petrolinense. Hoje, saudamos Cosme como um defensor apaixonado pela história e patrimônio cultural da cidade, que o seu legado continue vivo e inspirando as gerações futuras. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tão profunda dor. Que Deus console os corações e traga a força necessária para este momento tão difícil", lamentou Simão Durando.
Cosme José Cavalcanti Ramos teve uma carreira marcada pela diversidade de atuação. O site Anuário Pernambuco de Arte, destaca que ele, usava como matéria-prima principal folhas,sementes, cascas e galhos secos, tem na estética sertaneja sua principal inspiração.
Atuou como artista e participou de várias exposições, entre elas: Salão de Artes da Bahia, Fenearte Pernambuco, Exposição de Arte Regional,Petrolina (PE), exposição na 72º BIMTZ do Exército Brasileiro e Tenda 30 Anos de Arte, Arquitetura e Cultura.
O local do velório ainda não foi informado pela família.
Nota de pesar CDL: É com profundo pesar e tristeza que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina recebe a notícia do falecimento do arquiteto e amigo Cosme Cavalcanti, ocorrido nesta terça-feira (27), aos 70 anos.
Natural de Afrânio, Cosme desempenhou importante papel na defesa da cultura sertaneja e sempre foi voz firme e atuante à frente da revitalização do Povoado do Caboclo e do Museu Pai Chico.
Muito respeitosamente, o presidente da CDL de Petrolina, Deusemar dos Santos, diretores e colaboradores prestam sinceras condolências aos familiares e amigos enlutados pela perda irreparável e pede a Deus que conforte os seus corações.
Em tempo, informamos que o corpo será velado na Câmara de Vereadores de Petrolina, a partir das 15h e o sepultamento acontecerá amanhã (28), no Cemitério Central.
Atenciosamente, Deusemar dos Santos-Presidente da CDL Petrolina.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.