Neste mês de junho, o som dos acordes da sanfona contagiou a todos nos corredores do Hospital Regional de Juazeiro, complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A celebração, realizada na última quinta-feira, reuniu pacientes e equipes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para comemorar os 10 anos do tradicional São João da Oncologia, que trouxe cenário colorido com bandeirolas, comidas típicas e animação garantida.
Antigo parceiro do festejo junino, o cantor e sanfoneiro Elisson Castro marcou presença nesta décima edição, fazendo a alegria dos participantes com muito forró. "Se um paciente não pode ir até a festa, então nós levamos a festa até ele! É sempre muito gratificante estar presente aqui", afirmou. Junto ao dr. Cícero Diego, médico do HRJ, as notas do acordeon se tornaram ainda mais intensas. "É muito bonito ver todo mundo vibrar, dançar, tocar e participar. Um evento como esse é importante, inclusive, para a eficiência do tratamento", explicou Cícero.
Com direito a casamento matuto e concurso de Rei e Rainha do Milho, além de sorrisos e descontração, o evento despertou emoções com a entrega das faixas aos novos detentores dos títulos. Na ocasião, os primeiros rei e rainha, ex-pacientes da Unacon que realizaram o tratamento anos atrás e já estão curados, passaram a coroa ao novo reinado. Aos 82 anos, o paciente Enoque Carvalho foi coroado Rei do Milho. Contudo, no momento da celebração, outro reinado foi descoberto: o de mestre da sanfona.
Professor de música há 60 anos, o pernambucano emocionou a todos ao som de clássicos da música nordestina. "Eu não esperava ser o rei. Para ser sincero, eu queria mesmo era ser o rei do baião, mas estou igualmente orgulhoso conquistando isso aqui", brincou Enoque ao comentar sobre o novo título. Em processo de tratamento quimioterápico, o paciente também agradeceu à equipe do HRJ. "É uma alegria imensa poder comemorar essa tradição do nosso povo junto com quem cuida tão bem de mim", afirmou.
Realizado com o objetivo de humanizar a assistência dos pacientes assistidos pela unidade oncológica do HRJ, o São João da Oncologia é organizado anualmente pelos integrantes do projeto OncoVida. "É uma maneira de fortalecer a alegria de quem passa por um tratamento tão difícil como esse. Estudos mostram que a música traz, sim, um conforto para quem vivencia um tratamento de saúde. Além disso, trazer essa energia para eles atribui um significado ainda mais especial para o nosso trabalho", explica Luana Mesquita, enfermeira principal da Unacon.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.