A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação de Juventude (Seduc), realizou nesta sexta-feira (16), uma ação de educação ambiental na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dilma Calmon Oliveira, no bairro Quidé. A atividade contou com a participação da Diretora de Gestão da Educação Infantil da Seduc, Neuraci Costa, da coordenadora de Programas e Projetos, Lusilêna Pires, e de representantes da Agrovale, empresa parceira da ação.
De acordo com Neuraci Costa, a atividade faz parte do projeto Pachamama, que visa conscientizar as crianças para o cuidado com o meio ambiente. "O Pachamama é um projeto desenvolvido nas escolas municipais ao longo do ano, pois entendemos que precisamos preparar as crianças para cuidar da natureza. Neste mês, estamos trabalhando com o tema: 'Eu cuido, você cuida, nós sobrevivemos'", explicou.
Durante a manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer brinquedos fabricados a partir da reutilização de resíduos que seriam descartados. "Nós aproveitamos esse momento para mostrar, de maneira bem lúdica, como os estudantes podem reaproveitar os resíduos para produzir brinquedos ou outros objetos a partir desses materiais que seriam descartados. Nesse processo eles vão compreendendo também a importância de reduzir a quantidade de resíduo que é gerado anualmente", contou a analista ambiental da Agrovale, Rose Parente.
Além da ação desta sexta-feira, desde o início do ano letivo, a Emei Dilma Calmon vem trabalhando o projeto Pachamama e desenvolvendo uma série de atividades com as crianças e seus pais. "A atividade de hoje foi mais uma etapa do projeto que estamos desenvolvendo. Trabalhando com os pais e as crianças já abordamos o tema da reciclagem, fizemos o jardim da escola com a utilização de pneus, regadores com materiais recicláveis e estamos preparando a nossa horta", disse a gestora da Emei, Maria do Socorro da Silva.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.