A 10ª Feira do Bode de Itamotinga encerrou na tarde deste domingo (11) sendo considerada um grande sucesso diante do número de baias comercializadas para exposição e também do recorde de público. O evento realizado no Parque Emídio Rodrigues Rosa, no povoado de Cacimba do Silva, é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac), Comissão Organizadora do Distrito de Itamotinga, e o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal.
Seis feiras são realizadas ao longo do ano em distritos diferentes do município como forma de valorizar a cadeia produtiva da caprinovinocultura da região. "Iniciar a semana recebendo a notícia de que realizamos mais uma edição da Feira do Bode com sucesso nos enche de orgulho e alegria. O sucesso da feira é um indicativo de que estamos trabalhando de forma correta e alcançando os objetivos da nossa gestão que é fomentar o desenvolvimento de Juazeiro", destacou a prefeita Suzana Ramos
O pecuarista Édon Almeida comemorou o resultado da exposição, ele conseguiu fechar bons negócios, além participar do torneio de pista, ganhando cinco vezes, e ficando em 2º lugar por três vezes. O grande destaque do seu rebanho é o carneiro Salomão da raça Dorper, que no ano passado foi campeão de todas as Feiras do Bode, e este ano já ganhou em Juremal e em Itamotinga. "A décima feira do Bode de itamotinga, mais uma vez superou as expectativas, valeu demais ter participado, a Prefeitura de Juazeiro está de parabéns pela organização", declarou Édon Almeida.
"Ainda vamos avaliar tudo com profundidade, mas já dá para dizer que a Feira do Bode de Itamotinga foi um sucesso, nossa equipe sai daqui alegre, com a sensação do dever cumprido, de ter contribuído para que os pequenos produtores tivessem uma participação proveitosa, e o resultado deste fim de semana nos motiva para a preparação dos próximos eventos", avaliou o secretário Carlos Neiva.
Segurança sanitária-Um aspecto importante da Feira do Bode é a questão sanitária que começa bem antes do evento. Todos os animais passam por exame de sangue para a detecção da Artrite Encefalite Caprina (CAE). Os animais com testes positivos não podem participar da exposição por se tratar de uma doença infecciosa, sem cura e transmitida por contato entre os animais.
Outra medida é o teste de OPG (Ovos Por Grama) coletando as fezes para avaliar a carga parasitária de nematódeos gastrintestinais em animais, especialmente ovinos e caprinos.
"Esse é um trabalho que já estamos realizando diretamente nas propriedades rurais para evitar perda de animais e de produtividade. Detectado o problema, nós orientamos os criadores sobre quais medidas precisam ser tomadas e a medicação a ser administrada. Durante as Feiras do Bode nós estamos realizando esses testes no local, ajudando os pequenos criadores a lidar com a doença", explicou a médica veterinária da Adeap, Anita Ribeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.