Um caminhão com excesso de peso foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã da última segunda-feira (5), em Paulo Afonso, norte da Bahia. Carregada com milho, o veículo estava acoplado a dois semirreboques com quase 22 toneladas além do permitido por lei.
A apreensão aconteceu no Km 2 da BR 110 quando agentes realizavam fiscalização de trânsito específica para veículos de carga. O conjunto foi conduzido para pesagem em balança, que apontou 21.160 quilos acima da capacidade.
Além do excesso de peso, o condutor do veículo também não comprovou tempo de descanso nas 24 horas anteriores, assim descumprindo a lei de descanso obrigatório. O caminhão, então, foi retido no pátio da PRF e só foi liberado após transbordo da mercadoria excedente.
Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.
Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.