A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) chama a atenção para o Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras, celebrado em 6 de junho. Com a chegada das festas juninas, é importante reforçar os cuidados com o fogo e os fogos de artifício, a fim de evitar acidentes que podem deixar marcas permanentes na pele.
"A prevenção é sempre a melhor forma de evitar queimaduras. Para isso, é necessário ter cautela ao manusear objetos quentes, líquidos em ebulição, fogos de artifício e fogueiras. Além disso, é importante manter as crianças afastadas do fogo e sempre supervisioná-las", orienta a dermatologista da Unidade, Ana Catarina Mota.
No caso de queimaduras de segundo e terceiro graus, a médica reforça a importância de buscar atendimento médico imediatamente. Quando a queimadura é grave, ela pode afetar não apenas a pele, mas também órgãos vitais, como pulmões e coração.
Catarina enfatiza que o tratamento adequado no momento da queimadura pode minimizar sequelas e acelerar a recuperação. Ela recomenda que, em caso de queimaduras leves, é importante resfriar a área afetada com água corrente por cerca de 20 minutos. "Utilizar sempre água fria corrente, não gelada e nem gelo. E não utilizar receitas caseiras como borra de café, pasta de dente, manteiga ou pomadas. Seguir sempre as orientações médicas, usar hidratante e evitar o sol nos primeiros dias", complementa a dermatologista.
Com os cuidados necessários e a prevenção é possível evitar traumas físicos e emocionais que podem acompanhar as vítimas de queimaduras por toda a vida. Vale lembrar que a UPA 24 de Petrolina não é referência para vítimas de queimaduras, mas cumpre o seu papel de orientar a população neste período em que os acidentes aumentam consideravelmente.
O que fazer?
– Coloque a parte queimada debaixo da água corrente em temperatura ambiente, com jato suave, por, aproximadamente, dez ou vinte minutos.
– Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. Procure um serviço de saúde para avaliação.
– Nunca toque a queimadura com as mãos;
– Nunca fure bolhas;
– Nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
– Nunca retire corpos estranhos do local queimado;
– Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.
Prevenção:
– Ao acender um fósforo, mantenha o palito longe do rosto. Assim, se escapar alguma chama, não irá atingir o cabelo ou a sobrancelha;
– Ao acender uma vela, observe se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos;
– Mantenha crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos. Sempre direcione o cabo das panelas para a área do fogão;
– Não manipule álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. Esses produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças;
– Nas festas juninas, muito cuidado com as fogueiras, balões e rojões. De preferência mantenha a tradição com muito forró, arrasta-pé, comidas típicas e vestimentas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.