Na última quarta-feira (01), a equipe da gestão municipal de Sobradinho realizou uma reunião para discutir e fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com autismo. O encontro foi marcado por momentos de acolhimento, reflexão e definição de ações que visam garantir os direitos de suas famílias.
A reunião foi aberta pelo Chefe de Gabinete Joselito Macedo, representando o gestor municipal, que deu as boas-vindas às mães, pais e demais familiares presentes. Em seguida, Vanúzia, coordenadora do CAMTEA, conduziu uma oração de acolhimento, proporcionando um ambiente de apoio e conforto para todos os participantes.
As Secretárias de Saúde e Educação, Maysa Sanjuan e Ducilene Kestering destacaram a importância de buscar os direitos das famílias e enfatizaram os avanços alcançados pelas políticas de saúde e educação no município de Sobradinho.
O CAMTEA, desde a sua implantação, tem como missão assegurar um espaço de acolhimento para as pessoas com autismo, mediante terapias interdisciplinares com fonoaudióloga, psicopedagoga, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e cuidadores.
Embora o fornecimento de assistência especializada em saúde mental para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) seja de responsabilidade do CERPRIS do município polo de Juazeiro, a gestão de Sobradinho assumiu o compromisso de implantar serviços de terapia intensiva e acolhimento, o que reflete o comprometimento da equipe gestora em proporcionar o suporte necessário para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas com autismo e suas famílias.
Durante a reunião, foram definidos pontos importantes para fortalecer ainda mais o apoio às pessoas com deficiência no município de Sobradinho. Dentre eles, destaca-se a criação de uma lei para disciplinar o uso de fogos de artifício, visando minimizar os impactos sonoros que podem ser prejudiciais aos autistas.
Além disso, o município se comprometeu a participar ativamente na regularização da carteirinha da pessoa com autismo, garantindo o acesso a benefícios e direitos assegurados por lei e a cumprir o direito ao atendimento prioritário nos estabelecimentos de saúde.
Também foi discutida a contratação de um(a) terapeuta ocupacional (TO) para prestar um serviço qualificado e firmado o compromisso para capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) dos profissionais que atuam com pessoas com TEA. Essa formação ampliará o conhecimento e as habilidades da equipe, permitindo uma abordagem mais efetiva e personalizada no atendimento às pessoas com autismo.
"Ao apoiar políticas públicas voltadas às pessoas com autismo, o Prefeito Cleivynho Sampaio demonstra seu compromisso com a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades. Essas ações fortalecem a comunidade, proporcionando uma sociedade mais justa e acessível para todos. Com iniciativas como essa, Sobradinho se destaca como um exemplo a ser seguido, evidenciando a importância do apoio e da parceria entre o poder público e a comunidade na busca por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora," declarou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.