A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação e com o apoio da Undime-Bahia, realizou na última terça-feira (30), no auditório do memorial da CHESF, o II Encontro de Dirigentes Municipais de Educação e Equipes Técnicas do Território do Sertão do São Francisco.
O evento teve como objetivo, promover o engajamento e o diálogo entre os profissionais da região, bem como pela busca e compartilhamento das melhores práticas de gestão na educação realizadas pelos municípios. Este foi o segundo encontro sediado em Sobradinho.
Com o tema "Avizinhar é Preciso", o encontro reuniu dirigentes e técnicos educacionais dos 10 municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco, sendo eles: Sobradinho, Juazeiro, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Remanso, Uauá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos.
"Encontros como esse fortalecem os vínculos entre os municípios, e como o próprio tema do evento afirma que avizinhar é preciso, inclusive para compartilharmos nossas experiências exitosas, fortalecem as nossas redes de ensino, fazendo assim com que a qualidade da educação pública em todo o território evolua", esclareceu Ducilene Kestering, Secretária de Educação de Sobradinho.
Além da apresentação das experiências exitosas realizadas por cada um dos municípios, também foram realizadas 3 palestras mediadas pela Secretária de Educação de Sobradinho, nas quais, técnicos da SME e do NTE-10 SEC-BA participaram discorrendo temas de relevância que promoveram debates sobre as temáticas de segurança no ambiente escolar, de gestão do transporte escolar e das novas políticas de alfabetização e educação em tempo integral.
Na ocasião do encontro, grupo de profissionais da educação presentes também discutiram pontos em comum entre os municípios, dos quais surgiu a proposta de formação de uma comissão que irá a Salvador para uma reunião com a SEC, objetivando discutir a política educacional do PETE.
"Acolhemos os dirigentes de Educação e técnicos que se deslocaram de seus municípios porque compreendo que nossa missão é coletiva considerando que fazemos a gestão administrativa e pedagógica da escola pública municipal e a intencionalidade é a garantia da aprendizagem do estudante. Importa para nós, melhores resultados no SABE e SAEB. Entretanto, o foco é a aprendizagem significativa para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em cada encontro realizado, sentimo-nos mais fortes para seguirmos juntos com o olhar amoroso para com a educação municipal. A partir dessas discussões, firmes permaneceremos para formular as políticas públicas educacionais que assegurem boas práticas de gestão", concluiu Ducilene.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.