Com o intuito de ampliar a cobertura da vacinação infantil em Petrolina, a Secretaria de Saúde ofertou, nessa quinta-feira (1), uma capacitação com os profissionais que fazem parte do programa Criança Feliz (PCF). A ação foi ministrada por uma equipe da Vigilância em Saúde e teve como tema 'Busca ativa vacinal, uma ação intersetorial como estratégia de aumento das coberturas vacinais'.
Foram abordadas as estratégias que a prefeitura está fazendo para ampliar a imunização, quais vacinas são disponibilizadas pelo SUS e a importância de se vacinar. O diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, explica o motivo de ter escolhido esses profissionais. "Esses educadores tem o objetivo de desenvolver estratégias para fortalecer os vínculos entre as crianças e os responsáveis com as ações que favorecem o desenvolvimento infantil, e a vacinação é uma delas" destaca.
O principal papel dos profissionais do programa com essa capacitação é que eles possam avaliar o cartão de vacina das crianças e explicar aos pais ou responsáveis a necessidade de procurar uma UBS para atualização. "Estamos passando por um processo de baixa cobertura vacinal nas campanhas de imunização no Brasil todo. Algumas doenças que tinham sido erradicadas estão voltando, e isso é muito preocupante. Então, seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, buscamos criar estratégias e capacitar profissionais para que eles consigam identificar crianças com vacinação atrasada ou a ausência dela, além de alertar aos pais sobre a importância de manter a cartão sempre atualizado", destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.