Exposição sobre o tema livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento terá exposição no Recife, Salvador e outras capitais

31 de May / 2023 às 12h18 | Variadas

O pesquisador Paulo Vanderley segue sem hesitar em demonstrar e afirmar que Luiz Gonzaga, cantor e sanfoneiro nascido em Exu, Pernambucano é o maior do Brasil de todos os tempos.

Dessa vez, Paulo Vanderley que é o autor do livro Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento, projeto que possui trabalho gráfico de Vladimir Barros e os traços ilustração do Mestre da Cultura Espedito Seleiro, ganha uma Exposição na capital pernambucana, Recife. 

Os pesquisadores da cultura gonzagueana terão a chance de conhecer em detalhes a vida e carreira de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, ao longo do mês de junho, no Shopping Tacaruna. A exposição interativa "Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento” baseado no livro homônimo, do autor paraibano Paulo Vanderley, estará montada na Praça de Eventos a partir desta sexta-feira (1), com acesso gratuito.

A mostra é assinada pelo cenógrafo Eric Tavares, com curadoria de Roberta Jansen e projeto arquitetônico de Patrícia Jansen. O trio inspirou-se nas ilustrações do livro, que é de autoria de Vladimir Barros de Souza, que também executou a programação visual da exposição.

A exposição que tem inicio no Recife no decorrer deste ano quando se comemora os 111 anos de nascimento de Luiz Gonzaga também terá apresentação em Salvador, Aracaju, Fortaleza entre outras cidades. As datas das exposições ainda não foram divulgadas.

"Estou muito emocionado com tudo isto que está acontecendo com nosso homenageado Luiz Gonzaga. É um propósito de vida divulgar a cultura gonzagueana. A exposição é interativa e sobre o livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento e tudo isto mostra a grandiosidade, riqueza cultural presente em Luiz Gonzaga", afirma Paulo..

Paulo Vanderley é pesquisador, criador do mais completo site de Luiz Gonzaga no Brasil www.luizluagonzaga.com.br

A história conta que o despertar de Paulo Vanderley pela valorização dos costumes da cultura brasileira e especial o Nordeste e sua música começou na infância. Em 1989, na cidade de Exu, Pernambuco, o paraibano de Piancó, de apenas 9 anos, filmou o cortejo de sepultamento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Na época a família de Paulo Vanderley morava em Exu. Paulo tem o privilégio de ter fotos ainda criança ao lado de Luiz Gonzaga.

Adolescente Paulo Vanderley passou a colecionar tudo relacionado à cultura gonzagueana e o melhor da música ao ritmo da sanfona, zabumba e triângulo. Paulo reúne coleção, a exemplo de Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos. O cantor e compositor Gonzaguinha é um capítulo valioso na vida de Paulo.

“Sou da Paraíba, fui criado no sertão. Meu pai era funcionário do Banco do Brasil e, pelas andanças pelo banco, fomos parar em Exu, no Pernambuco, terra do seu Luiz Gonzaga. Ele era cliente do banco e foi assim que ele e meu pai se conheceram e ficaram amigos”, contou Paulo.

O Mestre Luiz Gonzaga e a sua voz em termos de qualidade de pesquisa deve muito a Paulo Vanderley. Na condição de pesquisador e jornalista, ouso em nome da cultura brasileira, e gonzagueana, antecipar um muito obrigado e Gratidão.

O site Luiz Lua Gonzaga foi idealizado e construído pelo colecionador Paulo Vanderley em 2004, carregando entrevistas, discos, digitalização de materiais gráficos e vários outros materiais sobre o legado do Rei do Baião. 

A iniciativa se tornou um dos principais meios de pesquisa sobre o músico de Exu, levando Paulo Vanderley a ser consultor em projetos como o Museu do Cais do Sertão e a cinebiografia de Gonzagão. O site Luiz Lua Gonzaga parte do projeto de seu criador em celebrar os 110 anos de seu ídolo, comemorados em 2022.

O site luizluagonzaga.com.br é sempre abastecido com uma infinidade de materiais que contam a trajetória de Luiz Gonzaga. Desde dezembro o site ganhou nova roupagem. E é um dos mais acessados em todo o Brasil. 

“Para nós, gonzagueanos, que admiramos tudo o que ele foi, é quase que um princípio propagar a vida e a obra dele. Apesar das dificuldades de trabalhar com cultura no Brasil, trazer mais pessoas para admirá-lo é o que nos anima, é o nosso combustível para fazer esse trabalho”, afirma Paulo.


 

Redação redegn Texto Ney Vital Foto redes sociais

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.